sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Quando saber que você está ovulando?

Quando o assunto é fertilidade, o calendário da mulher é muito importante. Uma mulher pode engravidar apenas em um período curto a cada mês. Mas a questão é: quando e por quanto tempo?

O recomendado, segundo especialistas em infertilidade, é que a mulher mantenha relações sexuais em dias alternados durante o seu período ovulatório. Pois é nesse período que o óvulo amadurece e é liberado, sendo depositado nas trompas de falópio, onde aguarda a ação do espermatozóide. No entanto, a sobrevivência do óvulo nas trompas é de apenas 24hs, diferente da do espermatozóide que pode sobreviver até 72h ou mais no trato reprodutivo feminino.

Supondo que uma mulher tem um ciclo de 28 dias, a sua ovulação ocorre por volta do 14º dia , ou seja, basta subtrairmos 14 dias da duração do seu ciclo menstrual. Agora, se ela tem 30 dias, basta subtrair 14 e teremos o 16º dia como o provável da sua ovulação. Mas para calcular o período ovulatório basta pegar este dia e contar três dias para trás e três dias para frente. Assim, teremos seis dias mais o dia da sua ovulação. Estes sete dias correspondem ao seu período ovulatório. Fácil não?

Mas não é tão simples assim, pois apenas de 8 a 10% das mulheres tem ciclos extremamente regulares. Porém, como nem todas têm a menstruação tão regular, uma dica é acessar o site: http://www.tabelinha.com.br e realizar um cadastro. Ele vai dar diversas dicas como: provável primeiro dia em que você estará fértil, provável ultimo dia fértil, número de dias férteis e provável dia de sua ovulação.

Veja abaixo o exemplo de uma simulação:
Sexta 20 de Novembro de 2009 20:16:41
________________________________________
Nome
Email evangelista torquato
evangelistatorquato@gmail.com
Nascimento 25/10/1968
________________________________________




Com o site, além de obter os resultados, a mulher recebe um alerta em seu e-mail sobre todos esses dias.

Outra dica que pode ser usada para descobrir o seu período é: observar o seu muco vaginal. A mulher percebe que está perto de ovular quando o muco fica mais filante, ou seja, quando ele estica mais. Para saber se está ovulando ou não basta colocar um pouco de muco entre o polegar e o indicador, afastar os dedos, e observar o quanto o muco fica filante, quanto mais filante, mais perto da ovulação a mulher está. O período ideal é quando ele fica entre oito a dez cm.

Mas, ainda tem mais uma dica muito importante. Poucas mulheres sabem, mas a ovulação costuma doer um pouco. Normalmente a dor ocorre em um dos lados da barriga e dura em torno de 24 horas. O alerta para este período é: não use analgésicos neste período. Eles podem inibir a sua ovulação.

Depois de descobrir qual o período ovulatório certo, surge outra dúvida: em que dia ter relações? Com qual freqüência elas devem ocorrer para que a gravidez aconteça? Este é um assunto para um próximo post. Até lá.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Prezado Dr. Evangelista,
Fiz um teste de progesterona para saber se eu estava ovulando, e o teste deu normal (7,96 na fase lútea). No entanto, a minha prolactina está um pouco alta, 32,2. O que pode ter ocasionado isso? O meu ciclo é regular, e o meu TSH é tb normal.
Obrigada pela atenção

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger