domingo, 21 de março de 2010

COMO PRESERVAR A SUA FERTILIDADE


A semana passada escrevi um artigo que mexeu com muitas mulheres – Que idade tem os seus ovários? – foi o nome do artigo. Muitas amigas e pacientes me passarão emails bem preocupadas. O tempo é o nosso maior algoz ao mesmo tempo que nos dá sabedoria e experiência. Esta semana atendi um casal bem interessante. Ele, um típico homem moderno, atarefado e ocupado que estava no seu terceiro casamento. Nos anteriores tinha tido duas filhas. Mesmo assim perguntei depois de um tempo de consulta se ele tinha sido pai. De forma muito perspicaz entendeu a pergunta e disse me que somente agora estava preparado emocionalmente para exercer a paternidade na sua plenitude. A sua nova companheira estava com 40 anos. Não posso perder um minuto com esta mulher; ela tem apenas 5% de chances de engravidar por mês O tempo é cruel, mas nos afaga com seus carinhos. Dá-te sabedoria mas piora a qualidade do citoplasma dos seus óvulos. Belo e cruel. Isto me motivou então a escrever sobre a prevenção da infertilidade. É este o tema desta semana. Vamos começar? Abordarei os seguintes pontos:
- DETECTANDO A SUA OVULAÇÃO E O MELHOR MOMENTO DA RELAÇÃO SEXUAL
- DIETA
- TABAGISMO
- ETILISMO
- CAFEÍNA

DETECTANDO A SUA OVULAÇÃO E O MELHOR MOMENTO DA RELAÇÃO SEXUAL:

Fertilidade é definida como a capacidade de ter suas crias. Quando você para todos os seus métodos contraceptivos os primeiros três meses são os mais prováveis de ocorrer à concepção; a partir daí as suas chances já começam a diminuir. Se após um ano de tentativas nenhuma novidade aparecer, podemos definir isto como infertilidade. Mas esperem: damos um ano quando a mulher tem menos de 35 anos, se tiver entre 35 e 38a damos 6 meses. Mais de 38a iniciamos imediatamente uma pesquisa. Tem mais: fique alerta se você já teve uma operação abdominal, principalmente as ginecológicas. Alerta amarelo para aquelas que sentem muita dor quando menstruam, principalmente se estas dores vêm piorando, aumentando de intensidade. E claro você precisa estar ovulando. Mais a frente explicarei como saber se você esta ovulando. E com qual freqüência você deveria manter relações sexuais durante seu período ovulatório? Parece que o intercurso sexual diário e em dias alternados produz as melhores chances de engravidar. Relação sexual uma vez por semana diminui consideravelmente as chances de você engravidar. Mas cuidado! O casal não deve se estressar tentando este desempenho, pois este estresse pode ser extremamente danoso para o casal. É visível em alguns casais o estresse que passam quando estão nesta fase. Portanto, cuidado. Durante o período ovulatório a relação com maior chance de levar a uma gravidez é aquela que ocorre dois dias antes da sua ovulação.
Mas como ter uma idéia de saber quando você este ovulando. Algumas dicas seriam: ciclos regulares normalmente são ovulatórios, principalmente se o intervalo de uma menstruação para outra se situa entre 26 e 32 dias de intervalo, próximo a sua ovulação o muco fica parecido com uma clara de ovo, bem filante e transparente. O ideal é que este muco tenha uns 8 cm de comprimento no mínimo para ser considerado um muco peri ovulatório. E aí não tem outra forma, você precisa se conhecer um pouco mais para perceber o que estou falando. Outro fato é que algumas mulheres sentem um dor mais na lateral da barriga que dura em geral 24hs – não tomem nenhum analgésico, pois eles podem bloquear a sua ovulação. O ideal seria termos uns Kits que detectam o dia do pico do LH – um hormônio que é responsável por liberar o óvulo, mas eles ainda não chegaram por aqui. Outra questão que sou muito questionado é se após a relação sexual tem algum comportamento que aumente as suas chances de engravidar. Algumas mulheres ficam deitadas ou em posições que facilitem o transporte dos espermatozóides. Bem, não tem nada disso! Segundos após a ejaculação masculina, os espermatozóides já se dirigem ao colo do útero. Também não tem nenhuma evidência científica que determinada práticas sexuais favoreça o nascimento de crianças de um ou outro sexo. Tem que se ter cuidado com o uso de lubrificantes vaginais! No nosso país o mais comum é um chamado KY. Ele não deve ser usado, pois praticamente torna os espermatozóides imóveis. A saliva também é bastante prejudicial. Se tiver que usar algum lubrificante pode se usar o óleo mineral ou o óleo de cânula.

DIETA:

As taxas de fertilidade claramente diminuem em pacientes com excesso de peso e nas que são muito magras. IMC acima de 35 pode aumentar duas vezes mais o tempo para conseguir uma gravidez e IMC abaixo de 19 em ate quatro vezes.

TABAGISMO:

Quer que eu resuma este item? Simples! Pare de fumar que ele te dá câncer e mata teus óvulos. Isso mesmo! Mata teus óvulos, diminui tua chance de engravidar e aumenta a incidência de abortos. Além disso, tudo faz você entrar na menopausa mais cedo. Quer mais? No homem diminui os movimentos dos espermatozóides, a quantidade e aumenta o número de espermatozóides anômalos. Preciso falar mais nada não.

ÁLCOOL:

Os trabalhos não são bem conclusivos. Um grande estudo saído de Estocolmo mostrou uma incidência aumentada de infertilidade em mulheres que bebem mais de dois drinks por dia. Outro estudo da Dinamarca com 30 mil mulheres mostrou que as que bebiam vinho engravidavam mais do que as que não bebiam e por último um estudo italiano com quase 2000 mulheres não encontrou nenhuma relação. Deve ficar bem claro, no entanto que uma vez grávida pare o consumo de álcool pois ele pode levar a malformações no feto.

CAFEÍNA:

Um consumo de mais de 5 xícaras de café por dia (500mg/dia) esta associado com uma menor chance de gravidez natural. Um elevado consumo também pode aumentar as chances de aborto, mas não de malformações. Vamos combinar assim: uma ou duas xícaras por dia.

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

A infertilidade é mais comum em homens e mulheres consumidores de maconha e cocaína. O homem deve evitar aumentos na temperatura do testículo como acontece quando ele faz sauna. Na mulher isto não tem importância. A fecundidade também diminui quando existe exposição a toxinas e solventes, como por exemplo, as que existem nas pinturas. Pesticidas e agrotóxicos também não são bem vindos.

Vou ficando por aqui. Na próxima semana, estarei no Panamá em um Simpósio Internacional sobre Reprodução. Deixarei vocês em paz um tempo. Não terá blog. Mas daqui a 15 dias espero revê-los. Tenham todos uma ótima semana. Fiquem com Deus...sempre!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

13 Comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr. Evangelista,
Venho tentando a engravidar a quatro meses e tenho uma dúvida. Muitos sites falam para o casal ter relações sexuais mais de uma vez por dia durante o período ovulatório. Já outros, falam que a qualidade do sêmen diminue quando as relações se tornam muito frequentes. O que é correto? O que o senhor recomenda?
Agradeço a atenção, muito obrigada por escrever nos manter informadas.

Evangelista Torquato disse...

Olá bom dia!
Espero que esteja tudo bem. Faça o seguinte: marque o dia que sua menstruação veio. Este é o primeiro dia do seu ciclo. No 10o dia mantenha relações sexuais em dias alternados por mais 10 dias, portanto até o vigésimo. A relação sexual diária ou em dias alternados não piora a qualidade do sêmem inclusive em quem tem a contagem de espermatozóides baixa. Mas atenção! Não se pertube se tudo não sair como você quer: o estresse que pode ser gerado é muito danoso para a relação de vocês. Espero ter te ajudado.

Anônimo disse...

Dr. Evangelista,
Estou adorando os assuntos do seu blog`. Parabéns!!!!Boa viagem...
Beijos
Naiana

Anônimo disse...

Amo lê seus artigos... As informações são sempre as mais preciosas para nós mulheres em todas nossas fases de vida... Quando vejo, por email, que tem artigo novo fico louca para saber o que virá em mais um belo texto... Obrigada por estudar tanto e nos deixar informadas!!!
Que o Senhor te abençõe a cada segundo, a cada passo seu... Feliz Viagem!!! Beijo!

Evangelista Torquato disse...

Você não tem noção como fico feliz da vida recebendo um comentário como este. E o melhor é que as mensagens me chegam como anônimo...então imagina como posso me sentir ajudando alguém que nem sequer sei o nome.. acho isso fantástico. Ganhei meu dia....de coração muito obrigado

Anônimo disse...

Oi Dr Evangelista estou tentando engravidar a um ano,tenho 27 anos ,e tenho micropolisistos,meu medico me receitou clomid vejo o muco a qual é a ovulação mais ainda não consequi engravidar,por favor me ajude me diga alguma coisa...

Evangelista Torquato disse...

Olá boa noite,
Para que eu possa te ajudar preciso de vários exames relacionados a área reprodutiva. Somente com estas informações não é tão fácil para mim. Estou a sua disposição..

Anônimo disse...

o ovatel me da mais chances para me conhecer e assim engravidar

Anônimo disse...

olá Dr evangelista estou tentando engravidar a 8 meses e meus exames e do meu marido estam tudo ok.Tenho 28 anos e ele 30 anos. tem dois meses que estamos fazendo tudo direitinho mas o bebê nao vem. será que tenho que fazer algum exame mais específico? Pois acredito que deve ter algo errado ae não já teria engravidado não?

Evangelista Torquato disse...

Sim ele pode te ajudar, mas se seus ciclos forem regulares vá até este site: www.tabelinha.com.br que ele te ajudará a dizer teus dias mais férteis. Claro que vc pode associar estas informações com o ovatel.

Evangelista Torquato disse...

Deixa eu compreender uma coisa: vc esta tentado ha 2 ou 8 meses? Isto não ficou claro para mim e seria bem importante eu saber. Dequalquer forma se esta tendo relaçoes ha dois meses apenas fica tranquila e tenta mais, mas se já estão ha 8 meses espera mais 4 apenas e se não der procure um especialista. Não esquece o ácido fólico.
Até mais!

Anônimo disse...

Quanto mais leio essas coisas mais me entristeço,tenho 38 anos e 11 de casada,tomei anti concepcional só no primeiro ano de casamento,de lá pra cá nunca consegui engravidar,fiz tratamento para induzir a ovulação umas 4 vezes e nada....
Não vou dizer que perdi a esperança,porque sei que a esperança não morre,não consigo nem pensar em desistir desse sonho,apesar de todas as dificuldades...só um milagre de Deus mesmo.

Giovanna disse...

Nao fique triste marque uma consulta com esse doutor pos ele pode ser a solução para o seu problema!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger