domingo, 14 de março de 2010

QUE IDADE TEM OS SEUS OVÁRIOS?



Imaginem como é deselegante perguntar a idade de uma mulher. Pois preciso fazer isso todo dia, todas as horas. É a sua idade o fator mais importante no prognóstico da sua maternidade. Mas a pergunta deveria ser assim: Que idade tem o seu ovário? Sabe por quê? Vejam esta história: Na última sexta feira estava atendendo em Teresina e entrou em meu consultório uma paciente que tinha aproximadamente uns 30 anos. Estava angustiada, pois depois de parar seu anticoncepcional para tentar engravidar menstruou apenas quatro vezes. Quando olhei seus hormônios a dosagem do seu FSH estava 37mUI/ml.
Diagnóstico dado: Falência ovariana prematura ou menopausa precoce. A única saída para a maternidade neste caso é um tratamento com óvulos doados ou adoção. Resumindo: esta é uma paciente de idade cronológica de 30 anos e de idade biológica de 47, 48 anos. Ou seja, nem sempre estas duas idade são concordantes. Por volta dos 30 anos de idade, 10% das pacientes experimentam um rápido declínio na sua reserva de óvulos. É uma estatística elevadíssima! Tal fato cresce ainda mais em relevância porque você esta adiando a sua primeira maternidade para depois dos 30anos. Claro não é mesmo! Primeiro a formatura – 24 a 25 anos, depois umas especializações para entrar no mercado de trabalho – 27 a 28 anos. Depois um casamento ai por volta dos 30 anos e aí mais uns três ou quatro para curtir o casamento. Agora vou ser mãe! Ok, esta tudo certo, mas vamos olhar para a sua natureza. Quando você mulher estava dentro da barriga da sua mãe, no 5º mês, você chegou a ter 7 milhões de óvulos em seus ovários. Mas este é o pico do Everest. A partir daí é queda. Querem ver? Ao nascerem já possuem apenas dois milhões e quando menstruam apenas 400 mil óvulos. O pior esta por vir: todo mês para você liberar um óvulo apenas você perde outros 800. Todo mês você perde oitocentos óvulos e não repõe. NUNCA! Quando sua reserva de óvulos chega a 1000, você estará na menopausa. Acabou o período de procriação. Mas atentem se: 10% das pacientes aos 30 anos perdem ainda muito mais além dos 800 óvulos. Perdem mais. Entrarão na menopausa mais cedo. Têm elas seus ovários envelhecidos e uma idade biológica diferente da cronológica. E o que é pior: a falsa sensação que a fertilização in vitro pode resolver tudo. Ledo engano minha amiga. Às vezes a natureza é implacavelmente mais forte do que nossas avançadas técnicas. Observamos nas últimas décadas um dramático aumento nas taxas de sucesso de gravidez em pacientes que fazem fertilização in vitro com menos de 35 anos de idade mas tal aumento não se estendeu as pacientes com 38 anos ou mais. Ao mesmo tempo aumentou dramaticamente o número de mulheres com mais idade buscando seu primeiro filho. Mas então o que fazer: que testes poderiam ser feitos para avaliar a idade do seu ovário? Que pacientes deveriam fazê-los?

TESTES DE RESERVA OVARIANA

Alguns testes podem ser feitos no seu sangue. Um deles é a dosagem de FSH, que deve ser feito quando você estiver menstruada. O FSH é um hormônio fabricado no seu cérebro, lá na hipófise. Ele é quem vai recrutar seus óvulos. Quando você tem muitos óvulos, o seu cérebro interpreta que não precisa liberar muito FSH e o contrário é verdadeiro: quando você tem poucos óvulos esta mensagem chega ao seu cérebro e sua hipófise libera mais FSH para ver se recruta mais óvulos. Você deve fazer entre o segundo e o terceiro dia da sua menstruação e o ideal é que seu valor se situe abaixo de Sete. Entre oito e nove fique atenta e acima de 10 não é um bom sinal. Existem outros testes que podem também ser feito no seu sangue. O mais recente é o AMH ou hormônio anti mulleriano. Pode ser feito em qualquer faz do ciclo menstrual. É muito preciso e esta ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Por último, uma ultra sonografia transvaginal feita durante o seu período menstrual pode ajudar a datar a idade do seu ovário. Ao fazer temos a obrigação de encontrar pelo menos quatro a cinco folículos por ovário para podermos atestar que a sua reserva de óvulos esta normal. E quem deveria fazer estes exames: bem, se você esta na faixa etária de 30-32 anos e não vislumbra ainda acordar de noite para trocar fraldas aconselho que faça estes exames. Certifique se que seus ovários têm mesmo a sua idade. Às vezes uma informação importante pode estar na sua casa: pergunte se alguém entrou na menopausa por voltas dos 40-42 anos. Alerta máxima se esta pessoa existir. Pacientes fumantes, aquelas que já tiveram seus ovários operados, as portadoras de endometriose devem estar em alerta vermelho para uma redução na quantidade de óvulos. Bem, vou ficando por aqui. Esperando mais uma vez ter contribuído para levar uma informação de qualidade até você. Tenham todos uma excelente semana e fiquem com Deus...sempre!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

6 Comentários:

Natyelle Santos Macêdo disse...

Olá Dr.Evangelista!!

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por esse espaço "blog".E a postagem dessa semana nos faz refletir sobre o papel da "super-mulher-moderna" em busca da questionável tríade: profissional brilhante, amante perfeita e mãe ideal. Tenho certeza que várias mulheres( eu me incluo nesse grupo!) que esperam a maternidade, vão se identificar com esse tópico.Todas nós achamos que iríamos conseguir fazer um cronograma para nossas vidas.Na verdade, nem todos os planos são realizados na hora em que desejamos, comigo foi assim, sair de casa cedo para estudar,depois me formar, fazer uma especialização, casar e por último ter filhos.Ainda lembro minha mãe repetindo: casar e ter filhos só depois que tiver independente....Ah!Se soubesse que a maternidade iria demorar tanto, pularia todas essas etapas para hoje ser mãe.Pois bem, se estamos correndo contra o tempo para não termos nossos milhões de óvulos perdidos, seria uma opção o congelamento de óvulos? Que fatores internos e externos influenciam uma menopausa precoce?

Abraço!

Natyelle Santos

Evangelista Torquato disse...

Boa noite Natiele,
Pôxa como eu escuto esta tua história no meu consultório. Mas vamos olhar para o horizonte. E o horizonte minha amiga pode ser sim o congelamento de óvulos. Mas deve ser a exceção a regra. No momento atual, estamos aprendendo a congelar óvulos. Você sabia que é a maior célula do nosso corpo e sendo a maior aumenta as dificuldades de congelamento, pois formam mais cristais de gelo..nosso principal inimigo. Então eu te respondo assim: não adie sua maternidade, mas se for adiar considere esta opção. A menopausa é determinada internamente principalmente pelos fatores genéticos, saber se este fato existe na sua família é uma pista, mas cuidado que esta informação nem sempre é verdadeira. Os fatores externos principais são: tabagismo, endometriose, cirurgias ovarianas e uso de radioterapia ou quimioterapia. Obrigado por tuas palavras, fica com Deus e qualquer dúvida não hesite em teclar.

Anônimo disse...

Concordo que a natureza é realmente muito cruel conosco, mas também nos concedeu o dom da maternidade, quer seja “natural” ou do “coração”, não importa. Como você comentou sobre a doação de óvulos, não posso deixar de ratificar que essa é uma saída inteligente para casos como esse e muitos outros. Enxergo que a doação de óvulos aponta na área de reprodução humana como mais uma técnica eficiente e bastante eficaz para realizar nosso sonho de ser mãe e pai. E por que não se permitir a essa técnica? Já que adiamos a maternidade para conseguir um bom emprego, fazer mestrado, doutorado, casar, enfim não podemos ser reféns do nosso próprio preconceito. Conheço casais que não conseguem pensar sequer nessa possibilidade. Que pena... Bem, valeu pelo alerta sobre a nossa herança familiar. Por favor, comente mais sobre a doação de óvulos, pois acredito que isso ajudará muito casais a exemplo do que você mencionou a realizarem seu sonho e serem felizes. Abraço forte!

Evangelista Torquato disse...

Obrigado por seus comentários. Prometo que em breve vou acatar a sua sugestão e falaremos tudo sobre a doação de óvulos, um programa que tenho um enorme apreço por ele, pois parte dessas pacientes já estão na menopausa e esta é a única saída para se tornarem mães biológicas. Claro que a outra saída é a adoção..outra grande idéia. Fica com Deus!

Anônimo disse...

Ola Dr. Envangelita

Eu Tenho 32 ano de idade fui Tenho periodo normal, setembro do Ano passa do tive um aborto espontanio, dia 13 de outubro fui ao genecologista e Ele me disse que Tenho ovarios velhos de mulher com 40 43 Anos , Quercia saber se e possivel fazer uma enseminacao artificial? Me responda por favor

Evangelista Torquato disse...

Antes de decidir pelo tratamento, é preciso saber o real estado da sua reserva ovariana, o que é possível com exames de sangue e ultrassons específicos. Na maioria dos casos onde temos poucos óvulos disponíveis, a fertilização in vitro é o tratamento mais indicado. Cada óvulo dessa paciente é precioso! E precisamos oferecer a ela as maiores chances de ser mãe.

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger