quinta-feira, 1 de julho de 2010

DOENÇA OVARIANA POLICÍSTICA É DOENÇA SÉRIA!


Tenho dito de forma sistemática que sempre fico muito preocupado quando estou diante desta doença. Vou mostrar para vocês que esta patologia esta longe de apenas causar infertilidade, deixar você com pêlos indesejáveis e sua pele oleosa e com espinhas. Ela ainda é pior do que isso.

Alias bem pior. Recentemente, em fevereiro de 2010 saiu uma metaanálise no Jornal Europeu de Reprodução humana que avaliava a incidência de determinadas doenças nas pacientes portadoras de doença ovariana policística. Desde a descoberta desta patologia em 1935 pouco conhecimento havia se acrescentado. Mas não recentemente. Muitas descobertas apareceram nos últimos anos. A mais relevante delas é o fato das pacientes com esta patologia terem um excesso na secreção de insulina. Bem, mais o que é a insulina? A insulina é um hormônio que é secretado pelo pâncreas quando nos alimentamos. Após uma refeição, é preciso que a glicose que fica no sangue entre na célula, e é aí que entra o papel da insulina. Após ser liberada pelo pâncreas, ela se liga a um receptor que existe na membrana da célula e esta ligação propicia a entrada da glicose para o interior da célula. Pois bem, parece que na paciente com doença ovariana policística existe um problema nesta ligação e assim a glicose não entra tão facilmente e fica mais tempo no sangue. Desta forma, o pâncreas interpreta que precisa secretar mais insulina para fazer a entrada da glicose e assim ele faz, secreta mais e mais insulina. Mas concordem comigo que um dia este pâncreas vai cansar de trabalhar e quando isto acontecer à falta da secreção de insulina fará a glicose aumentar no seu sangue. E glicose aumentada no sangue significa o que? Significa DIABETES. Pois minhas amigas e amigos este conhecimento atual – secreção aumentada de insulina – é a pedra angular na atualidade para explicar os malefícios desta doença. Depois desta breve explicação vamos retornar a metanálise feita pelo Jornal Europeu.

VAMOS AS CONCLUSÕES:

É mais alta a incidência de pré diabetes e diabetes nas pacientes com esta síndrome. É importante saber que a dosagem da glicose no seu sangue em jejum não é o método ideal para saber se você tem diabetes ou pré diabetes. O ideal seria realizar um teste de tolerância a glicose: em jejum, você ingere 75g de glicose e duas horas depois desta ingestão mede a sua glicemia: se ficar acima de 125 e abaixo de 199 você têm um estado de pré diabetes, se estiver acima de 199 você já esta diabética. Portanto, este exame deve ser anual caso seja portadora desta patologia.

As pacientes portadoras desta síndrome têm uma maior incidência da temível Síndrome Metabólica ou Síndrome X. Mas o que vem a ser tal síndrome:
São cinco as características da Síndrome Metabólica:
Circunferência abdominal aumentada > que 88 cm
HDL menor que 50
Triglicerídeos acima de 150
Glicemia de jejum acima de 100
Pressão arterial maior que 130/85mmhg

Destes cinco critérios se você tiver três ou mais deles você será considerada como portadora da síndrome e tais pacientes tem um risco elevado de doenças cardiovasculares. Vamos à realidade que dói: pacientes com doença ovariana policística mais freqüentemente tem a síndrome metabólica e portanto maior risco de doença cardiovascular. Perceba, então minha amiga que esta não é uma doença simples. Muitas vezes chega a paciente no meu consultório preocupada com os cistos no seu ovário, se eles desapareceram ou não e eu preocupado com o coração dela. Para finalizar este texto ficam as minhas humildes orientações para quem tem doença ovariana policística:

NÃO ENGORDEM.
SE IMC ACIMA DE 28, RISCO ELEVADO PARA DIABETES.
ANUALMENTE FAÇA UM TESTE DE TOLERÂNCIA A GLICOSE
ANUALMENTE VEJA COMO ESTÃO SEUS TRIGLICÉRIDOS E SEU COLESTEROL
30 MIN DE CAMINHADA 4X NA SEMANA NÃO MATA NINGÚEM

Mil desculpas pela minha ausência nestas duas semanas, estava com uns probleminhas pessoais, mas estou de volta. Até a próxima semana, fiquem com Deus...sempre!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

1 Comentário:

ઇ‍ઉ Cαcαυ sz Rodrigo ઇ‍ઉ disse...

Olá Dr. Td bem?bom é a primeira vez q visito o seu site,já achei super legal...é eu tenho uma duvida...eu já sei bastante coisa em relação aos ovarios micropolicisticos (sop)(somp) hoje eu tenho 18 anos,e sou case casada,sei q sou nova...mais meu sonho é ser mãe...discubri q tinha ovarios micropolicistico aos 15 anos...e era pequenos..ai a minha ginecologista me passou um anticoncepcional chamado SELENE... desde então passo a tomar ele... fiquei quase dois meses sem tomar a pirula.treinei com meu noivo e nada deu certo,treinamos quase todos os dias,mais ate agoraaa nadaaaaa...tenho medo q minha situação pioreee,o sonho do meu noivo é pai tbm...e queria muito esse filho... oq eu fassoo?me ajudeeee..... Bjinhosss aguardo respostaaaa...

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger