terça-feira, 23 de novembro de 2010

Clamídia: uma inimiga silenciosa e vingativa

Hoje vamos falar sobre uma doença sexualmente transmissível que pode levar homens e mulheres à infertilidade: a Clamídia.  É uma doença com uma alta incidência e, em muitos casos, silenciosa. Para se ter uma idéia, 3/4 das mulheres e metade dos homens infectados não apresentam sintomas. No entanto, os danos gerados pela Clamídia no sistema reprodutor podem ser irreversíveis.

A Clamídia é causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e atinge especialmente a uretra e órgãos genitais. Nos homens, pode levar a inflamações na próstata, nos testículos e no epidídimo (pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozóides). As inflamações são capazes de gerar obstruções que impedem a passagem dos espermatozóides, levando à  dificuldade de conceber um filho.

Em 2007, um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma de Madri (UAM) revelou que o sêmen de pacientes portadores de Clamídia apresenta graus de fragmentação de DNA entre 35% e 45%.  Em homens sem a doença, esses níveis são de aproximadamente 15%. Quanto maior o grau de fragmentação, menor as chances de esses espermatozóides fertilizarem um óvulo e de um embrião gerado por eles se desenvolver.

Nas mulheres, a Clamídia inicialmente infecta o cérvix e a uretra. O risco é a bactéria atravessar o colo uterino, atingir as trompas e provocar a doença inflamatória pélvica (DIP). Nesses casos, o processo infeccioso pode levar a à obstrução das trompas e impedir o encontro do óvulo com o espermatozóide, diminuindo ou zerando as chances de gravidez natural.

Pode levar também à gravidez tubária (ectópica), quando o embrião não consegue alcançar o útero e se implanta nas trompas de Falópio. Além disso, uma paciente que esteja infectada com Clamídia durante a gestação está mais sujeita a partos prematuros e a abortos. A doença também pode ser transmitida da mãe para o feto na passagem pelo canal do parto. O recém-nascido corre o risco de desenvolver oftalmia neonatal, um tipo de conjuntivite, e pneumonia.

Quando os sintomas aparecem, são parecidos nos dois sexos: dor ou ardor ao urinar, aumento do número de micções e presença de secreções anormais. As mulheres podem apresentar, ainda, perda de sangue nos intervalos do período menstrual, dor durante o sexo, dor no abdômen inferior e na parte de baixo das costas, náusea ou febre. Já nos homens pode ocorrer dor nos testículos.

Como na maioria dos casos não há sintomas ou os sinais são isolados e pouco aparentes, há uma dificuldade em fazer o diagnóstico precoce. Muitos pacientes só descobrem que tiveram Clamídia quando se deparam com a dificuldade de engravidar decorrente de alguma complicação da doença.

Há testes laboratoriais para diagnosticar Clamídia: exame de urina, de amostras coletadas na uretra ou para detectar os anticorpos anticlamídia (IgM). Recomendo que as mulheres sexualmente ativas façam teste para Clamídia pelo menos uma vez por ano. É de extrema importância que todas as mulheres grávidas ou que estão buscando a gravidez façam o exame.

Meus amigos, a única forma de prevenir a transmissão da Clamídia é o sexo seguro com o uso de preservativos. Uma vez instalada a infecção, o tratamento consiste no uso antibióticos específicos, com terapêutica concomitante para o parceiro para evitar reinfecção. Já o tratamento para infertilidade decorrente de complicações da Clamídia deve ser analisado caso a caso, levando em consideração fatores como o tipo e a extensão dos danos causados e a idade da mulher.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

25 Comentários:

IZABEL C B EASTMAN disse...

DR EVANGELISTA, SOU GINECOLOGISTA E CONCORDO EM GENERO E GARU COM SEU ARTIGO! E UMA PENA QUE NOSSOS COLEGAS NAO SOLICITEM EXAMES E QUE OS CONVENIOS E SEGUROS DE SAUDE COLOQUEM EMPECILHOS A SOLICITACAO DE EXAMES PARA DETECCAO DA CLAMIDEA
DEVIDO AO SEU CUSTO. PARABENS POR SUA INICIATIVA.
DRA IZABEL CRISTINA BOEING EASTMAN - FLORIANOPOLIS

Evangelista Torquato disse...

Estimada colega Dra Izabel,
Deixa me profundamente gratificado os comentários que acabei de ler de sua parte. Mal sabem que e muito mais barato prevenir a clamidia do que tratar as suas consequências. Um forte abraço e mais uma vez obrigado pelas assertivas palavras!

silvinhaserrat@hotmail.com disse...

Parabéns, muito bom a sua explanação sobre este assunto, já houve uma época em que só se falava em clamídia, atualmente se fala muito pouco, que as vezes esquecemos que ela existe e tai caladinha fazendo o seu trabalho. Precisamos esta atentos a tantas queixas vagas em nosso consultório. Obrigado por fazer vir à tona esta patologia silenciosa.

Evangelista Torquato disse...

Ola Silvía

Muito bom dia,

Que bom que você tenha gostado do texto,

fico feliz por isso e pelas suas considerações

E o título do texto é exatamente o reflexo das suas palavras

- uma inimiga silenciosa e oculta e aí esquecemos dela no

nosso já tão conturbado dia a dia. Sempre que possível

faça suas considerações, serão sempre bem vindas!

Anônimo disse...

Doutor,

Minha namorada descobriu que está com clamídia. Eu estou sentindo muita dor ao urinar, dor na região da virilha e vontade constante de urinar. É grande a chance de eu estar com clamídia? Eu posso estar contaminado a muito tempo (5 anos) e apresentar sintomas de uma hora para outra? (Nunca tive nennhum sintoma até hoje)


MUito Obrigado

Evangelista Torquato disse...

Ola,
A minha orientação para você é fazer uma pesquisa na secreção uretral para pesquisar clamídia e logo a seguir ser imediatamente tratado devido a história da sua parceira esta infectada. A infecção é aguda e não crônica! Qualquer dúvida pode teclar...

Anônimo disse...

Parabens pelo otimo trabalho realizado em Fortaleza,feliz natal e feliz 2011,Paulo Kuh

Anônimo disse...

Dr. boa noite!!!
Poderia me tirar uma duvida???
Existe como detectar que tive clamidia a 2 anos atras??
Obrigada...

Daniela disse...

Dr. Evangelista,
Tenho uma dúvida. Fui infectada com clamídia há 2 meses. Quanto tempo leva para a bactéria causar danos como infecção uterina e infertilidade? Já estou procurando ajuda médica, mas o exame de coleta de sereção é caríssimo! É confiável fazer só um exame de urina?
Obrigada

Evangelista Torquato disse...

Olá Dani,
Inicie o tratamento imediatamente. Não espere a confirmação. Posso te dizer como fazer. Mas não perca nenhum minuto.

Anônimo disse...

Dr. Boa Tarde,
ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR A 5 MESES,E JÁ TIVE CLAMÍDIA A UNS 3 ANOS ATRÁS, QUAL EXAME O SR. RECOMENDA PARA QUE EU E MEU MARIDO POSSAMOS DESCOBRIR SE A CLAMIDIA AFETOU A PONTO DE CAUSAR INFERTILIDADE. GRATA DESDE JÁ.

Cláudia disse...

Dr. Torquato,

fiz o exame de lâmina e deu positivo para Clamídia. Detalhe: fui examinada por uma enfermeira e a própria indicou os remédios (coisas do serviço público de saúde...).

Ela passou Azitromicina (500mg), 2 comprimidos para mim e outros dois pro meu namorado, e Ciprofloxacina (500mg), 1 comprimido pra mim e outro pra ele.

Gostaria de saber se essa medicação está correta. Você indicaria esses mesmos medicamentos?
Estou com dúvidas -- se posso confiar ou não nessa medicação, até mesmo porque foi indicado por uma enfermeira.

Abraços.

Obrigada pela atenção!
Espero que responda o mais urgente possível.

Evangelista Torquato disse...

Ola Cláudia

O tratamento está correto, após 3 meses faça uma

histerosalpingografia para ver suas tromoas.

Evangelista Torquato disse...

Quem teve um diagnóstico de clamídia na secreção cervical seria prudente fazer apõs o tratamento uma histerosalpingografia!

Anônimo disse...

Dr. Evangelista
muito obrigada!!

Gostaria de saber se o tratamento é só esse mesmo.
Isso é suficiente para eliminar a clamídia?
Eu e meu namorado temos uma relação muito fiel,não temos nem um contato íntimo com outra pessoa.
Se nós dois vamos tomar o remedio, nós dois vamos melhorar,é isso?
E se depois de algum tempo dispensarmos o uso da camisinha,é possível que a clamídia reapareça
mesmo que a gente tenha uma relação monogâmica?

Mais uma vez obrigada pela atenção e
Parabéns pelo excelente trabalho!

Cláudia

Anônimo disse...

Dr. Turquato, o seu artigo é muito esclarecedor. Estou no entanto preocupada com o seguinte. Desde a minha infecção com clamídia até ao início tratamento, decorreu um mês. Esse tempo é suficiente para causar danos? Deverei fazer uma histerosalpingtrafia? Sei que esse teste é invasivo e um pouco doloroso. Existem outras formas de diagnosticar danos? Obrigada, Joana

Evangelista Torquato disse...

O tempo pode ser suficiente para causar danos, infelizmente. A conduta é: faça uma histerosalpingografia e não adie sua 1a maternidade.
Um forte abraço!

Evangelista Torquato disse...

Ola Cláudia..obrigado pelas palavras
O tratamento é aquele mesmo...quando vc tentar engravidar espera qté 6 meses, caso não consiga neste tempo me avise para te orientar. Caso queira fazer uma HSG previamente não é uma má idéia.

Rafael disse...

Dr. Torquato, parabéns pelo site!

As respostas às dúvidas presentes aqui serviram de orientação para mim também, mas tenho uma última dúvida sobre o tratamento da Clamídia:

após tomar os remédios Azitromicina (500mg) e Ciprofloxacina (500mg), quanto tempo o casal precisará esperar até poder ter relações novamente? E essas relações exigem proteção (camisinha) ou -- se se tratar de um relacionamento fiel -- ela é opcional?

Um forte abraço!

Evangelista Torquato disse...

Fala Rafael!
Obrigado pelas palavras.
Faz uma pesquisa de clamidia na secreção uretral, qualquer laboratório faz se tiver tudo ok relação liberada!

Anônimo disse...

Bom dia Dr Evangelista,
gostaria de saber se se pode ser portador da clamidia durante quanto tempo sem que se diagonostique a doença?
A minha esposa engravidou de gemeos um casal, o parto foi prematuro ( diagonostico clamidia ) e innfelismente o menino acabou por falecer apenas com 6 meses de idade.
As acusações recaém sobre mim por contagio, já fiz os teste o qual deu negativo. A minha esposa diz que desde que esta comigo não teve mais ninguem, bem, eu tambem não!
poderia éla já estar infectada e a doença ter-se revelado ao fim de 4 meses de gravidez?
Ou eu sem fazer qualquer tratamento a doença ter simplesmente desaparecido?
Obrigado M J

Evangelista Torquato disse...

A prematuridade pode ter sido devido a gemelaridade, difícil dizer q foi da clamídia. Esqueçam isso...virem a página, nada vai reparar o que ficou para trás!

Anônimo disse...

A person necessarily help to make critically articles I might
state. This is the very first time I frequented your web page and
thus far? I surprised with the research you made
to make this particular put up amazing. Fantastic task!
My weblog : Buy Facebook Likes Cheap

Anônimo disse...

Ola, este blog ainda esta ativo?

Evangelista Torquato disse...

Como você não se identificou, permita te chamar de você. O blog está ativo sim.

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger