quinta-feira, 22 de março de 2012

A suplementação de progesterona durante o ciclo da fertilização in vitro (FIV)

O que é a progesterona?
A progesterona é um hormônio produzido pelo ovário. É detectado pela primeira vez no meio do ciclo menstrual, quando um óvulo é libertado (ovulação). A progesterona prepara o revestimento do útero (endométrio) para permitir que um óvulo fertilizado (embrião) seja implantado. Se a gravidez não ocorre, os níveis de progesterona caem. Quando o embrião é implantado no útero, o ovário produz progesterona até oito semanas de gravidez. Após esse tempo, a progesterona será produzido pela placenta durante o resto da gravidez.
Por que os médicos prescrevem a progesterona durante tratamentos de fertilidade?
Durante uma fertilização in vitro (FIV) ciclo, os medicamentos são normalmente utilizados para impedí-lo de lançar um óvulo precoce (ovulação precoce). Esses medicamentos afetam os seus níveis de progesterona. Portanto, o médico pode prescrever um suplemento de progesterona para compensar esta diminuição na capacidade do ovário de produzir progesterona. Dessa forma, o embrião pode ser implantado e crescer dentro do útero. Muitos estudos científicos têm observado as taxas de gravidez em ciclos de fertilização in vitro que usaram progesterona, e mostraram que as taxas são muito mais elevadas em comparação com os ciclos em que não foi utilizada a progesterona.
Quando e como devo tomar a progesterona?
Os médicos geralmente prescrevem suplementação de progesterona a partir do dia em que os óvulos são colhidos. Se a gravidez acontece, o médico pode dizer para continuar a tomar progesterona ao longo do primeiro trimestre. A progesterona pode ser tomada como uma injeção intramuscular ou por via vaginal (supositórios, gel ou comprimidos vaginais). Não parece haver diferença entre as duas possibilidades nas chances de engravidar ou continuar uma gravidez. O médico deve indicar qual forma de suplementação de progesterona irá melhor atender às necessidades de cada mulher.
Quais são os riscos de tomar a progesterona?
Muitos estudos têm sido realizados para examinar o uso de progesterona natural durante os ciclos de tratamento de infertilidade. Eles demonstraram que a progesterona não apresenta qualquer risco significativo para a mulher ou o bebê. Em 1999, a Food and Drug Administration EUA (FDA) descobriu que a utilização de progesterona sintética pode ser associado com defeitos congênitos. Progesterona sintética é principalmente derivado do hormônio masculino testosterona. Portanto, os agentes de progesterona natural só deve ser usado durante a gravidez precoce.
 


FONTE: Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 Comentários:

Áudio Gab's Produtora de Áudio & Vídeo disse...

Vc é um mestre nesse assunto Dr.Evangelista, sucesso sempre e muitas descobertas.

Alexgabera.
Áudio Gab´s Produtora.

Anônimo disse...

Fiz FIV e após a transferência dos embriões comecei com os comprimidos de progesterona via vaginal, mas uns dias depois regressei a casa e outro médico passou a acompanhar-me disse que tb podia engolir como comprimido normal caso fosse incomódo aí passei a engolir. Será que vai alterar alguma coisa? Meus bebés continuarão a crescer bem? Por favor gostaria saber se me pode ajudar. Muito agradecida

Evangelista Torquato disse...

A progesterona pode ser usada por essas duas vias. Muitos médicos têm a preferência da via vaginal por o medicamento dessa forma evitar passar logo pelo fígado. Quando você usa pela via oral parte da progesterona é imediatamente metabolizada pelo fígado e quando usa a via vaginal não. Daí a preferência pela via vaginal.

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger