terça-feira, 5 de junho de 2012

Por que tantos casais sentem medo da fertilização in vitro?

Como todo mundo sabe, a fertilização in vitro é a forma mais eficaz de tratar a infertilidade. Porém, muitos casais inférteis ainda são extremamente cautelosos na hora de escolherem a fertilização in vitro. Por que isso acontece?

Alguns casais temem que um bebê de proveta seja "fraco" ou “anormal” e, por incrível que pareça, alguns acreditam que a criança cresce em um tubo de ensaio por 9 meses e só depois é entregue aos seus pais. Acreditem...isso é verdade!


Felizmente, com o aumento da conscientização, muitos casais já sabem que não há nada de "artificial" sobre um bebê de proveta. A FIV é simplesmente uma das técnicas de reprodução assistida que permite que o médico realize no laboratório o que não está ocorrendo naturalmente no quarto.

Em muitas famílias indianas, por exemplo, as decisões sobre fazer ou não tratamentos de FIV são tomadas pelos mais velhos, ao invés do próprio casal. Muitos parentes mais velhos ainda acreditam que o procedimento é “antinatural ou anormal” e são, portanto, contra ele.

Uma grande preocupação das mulheres é relacionada com as injeções hormonais, que precisam ser tomadas para a fertilização in vitro. Precisamos lembrar que esses hormônios são "hormônios naturais" - os mesmos hormônios que o corpo produz normalmente.


Algumas mulheres também sentem medo de engordar com esses hormônios, porém é importante lembrar que seus efeitos não são de longo prazo, uma vez que o corpo irá metabolizá-los.

Outras, acreditam que as injeções poderão deixá-las sem óvulos, e que como resultado, sua fertilidade vai diminuir. Outra preocupação é o medo de que as injeções aumentem o risco de câncer de ovário. Porém, felizmente, muitos estudos têm provado que isso não procede. Não que essa verdade seja absoluta ainda, mas não podemos de forma categórica afirmar nem uma coisa nem outra.

Entre estes medos, o principal é de que, se a fertilização in vitro não funcionar, o casal fique sem outras opções de tratamento.
Os pacientes sabem que a FIV é um tratamento de "último recurso" e muitos preferem mantê-lo em reserva para um segundo momento.

Para alguns, só o fato de o médico aconselhar a FIV é um grande golpe, pois obriga o casal a enfrentar o fato de que eles têm um problema sério que necessita de tratamento avançado.

Muitos casais inférteis continuam a iludir-se de que eles têm um problema menor que é "fácil de resolver". Para outros, apenas o fato de a fertilização in vitro estar disponível, já ajuda a tranquilizá-los e, assim, eles preferem mais uma vez mantê-lo na lista de “tratamentos reserva”.

Para alguns, o principal problema é o custo do tratamento. A FIV ainda é cara e fora do alcance da maioria dos casais. Para outros, o estresse envolvido em passar por um ciclo de FIV é um grande entrave. Enquanto eles aprenderam a conviver com os altos e baixos de um ciclo menstrual normal, eles sentem que não serão capazes de lidar com a ansiedade e a incerteza associada a um ciclo de fertilização in vitro.

No entanto, há um momento certo para tudo, incluindo a fertilização in vitro. Se o paciente esperar muito tempo, suas chances de engravidar irão cair com o aumento da idade, e este declínio torna-se cada vez maior após os 35 anos.

Uma prática comum para muitos ginecologistas é repetir a IIU (inseminação intra-uterina) diversas vezes. A maioria dos estudos têm mostrado que, se um tratamento de IIU não funcionou em 3 ciclos, o paciente deve passar para o passo seguinte (o que é muitas vezes a FIV). No entanto, a maioria dos ginecologistas que não oferecem fertilização in vitro, mas fazem IIU preferem "segurar" seus pacientes e, ao invés de encaminhá-los para a FIV, continuam tentando a inseminação novamente e novamente. Muitas vezes, os pacientes são alimentados de esperanças e acabam frustrados, perdendo a confiança em si mesmos e, embora possam ter opções mais eficazes de tratamento, acabam desistindo.

Embora a fertilização in vitro seja mais cara, ela pode ser uma opção mais rentável. Planeje o seu próprio curso de ação e adapte ele às suas próprias condições. Busque seus sonhos e tenha sempre ao seu lado um médico de confiança para que esse sonho se transforme em realidade.

Fonte: Obgyn.net
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

20 Comentários:

Unknown disse...

O que ocorre também é que alguns médicos de renome preferem se garantir partindo para o procedimento da FIV - mas este procedimento não é 100% garantido, não é mesmo?
Outros médicos preferem ouvir e preservar os sentimentos do casal, iniciando pelos métodos naturais (acompanhamento da ovolução e etc...)
É mais ou menos assim: tem médico que trata de diarréia e tem médico que só trata de tumores para justificar(pagar)seu alto investimento em viajens e participações em eventos, congressos internacionais, etc...
No nosso caso (meu e de minha esposa) fizemos o tratamento da "diarréia", iniciamos pelo método mais simples e graças ao nosso Deus, colocou em nosso caminho o profissional certo e hoje temos uma linda filha, Mirela.
A conclusão que eu tiro é que, quem está no comando é Deus e não o médico. O homem e nenhuma ciência garante nada se não for da vontade dEle.

Evangelista Torquato disse...

Como você não se identificou permita me chamar apenas de você. Observe que o sentido do texto foi explorar os medos de uma fertilização e não de fazer um apogeu da técnica. Não importa a forma, importa o conteúdo. Acabei, mas acabei mesmo de atender um casal que veio de Natal e lá fizeram três induções e três inseminações e todas sem sucesso. Dá para imaginar o nível de ansiedade deste casal? Sabe o que a esposa me disse com os olhos aguados: Eu não aguento mais...e eu pedi tanto para fazer logo uma fertilização. Este é o outro lado da história e se você quer saber o outro lado existe. Não existe apenas o seu lado...da festa e da alegria...existe o da dor e da tristeza como esta que acabo de te relatar. Como disse o que importa é o conteúdo, o que importa é que vocês conseguiram. Portanto, não se trata para mim de um profissional certo ou errado, me importa o que vocês decidiram com ele e decidir e seguir o plano. Quanto a eficácia do procedimento: FIV em torno de 60% e a indução simples em torno de 10 a 15%. Técnicas diferentes, resultados diferentes!

Anônimo disse...

Em Natal-RN será inaugurado no segundo semestre deste ano, a primeira clínica de reprodução humana do Nordeste financiada 100% pelo SUS para casais que não possuem condições de investir na realização de seu sonho.

Evangelista Torquato disse...

Essa era a notícia q eu queria ver em todos os estados...mas aqui essa história já apareceu várias vezes e até agora nada!

Anônimo disse...

Oi Dr Evangelista Torquato, conheci o Sr. pelo face e vi essa publicação. Eu tenho 35 anos portadora de Endometriose, na época que descobri queríamos fazer a FIV, mas meu médico aconselhou a operar, fiz a videolaparoscopia e usei durante 6 meses o Zooladex e qdo fiz o exame novamente de u CA125 deu alterado novamente(57) pelo nosso espanto. O médico falou que tinha que engravidar antes de 1ano fizemos então uma inseminação sem sucesso ai perguntei-lhe sobre irmos para FIV ele novamente me falou que era melhor tentar 3x a inseminação e na segunda tive 3 óvulos e 2 não cresciam o esperado pela estimulação nem 1mm cada dia, fizemos e sem sucesso novamente, e no dia da inseminaçao o médico falou que teriamos que tentar a FIV. Tentamos então a FIV e descobri que meu FSH é 10,10 está alto tomei dosagens alta de medicações e não respondi tentamos dois protocolos sem sucesso e por fim agora esgotada emocionalmente estamos dando um tempo...mas meu medo maior é a endometriose Grau II na época diagnosticada, sei que não posso ficar menstruando pois estou alimentando mas quero engravidar tbém e não interromper minha menstruação??? Se puder me ajudar em alguma opinião agradeço??? Já ouviu falara sobre as miniFiv? Bjus

Evangelista Torquato disse...

Olá,
Como eu já havia postado anteriormente esse é o outro lado da história. Na minha opinião é caso para FIV imediatamente. Temos um FSH elevado e ele denota uma menos quantidade de óvulos a ser produzido e provavelmente é a endometriose a causadora de tudo isso. Em casos como o seu faço um bloqueio longo com análogos por 3 a 6 meses e neste período faço de 50 a 100 mg de DHEA no intuito de diminuir a doença e ter uma maior quantidade de óvulos. Essa é apenas uma opinião mas claro ela deve ter o crivo do seu médico, do profissional que te acompanha e que por ele nutre uma boa relação de confiança.Retornando após o bloqueio tentativa imediata de FIV.Qualquer outro esclarecimento sinta se sgura e a vontade para faze lo. Ajuda la de alguma forma já é demasiadamente compensador para mim.

Anônimo disse...

Dr Evangelista fiquei mto grata pela resposta.
Despois da cirurgia, já usei o Zooladex por 6 meses e qdo fiz o exame deu alterado 57, a minha médica falou sobre uso de anticoncepcional para não menstruar. Já ouvi falar mto dessa DHEA, espero que tenha uma luz para eu conseguir minha gravidez!!! Muito obrigada por me ajudar, que Deus te abençõe!!!

Evangelista Torquato disse...

Use o zoladex mas a ele deve se seguir imediatamente a FIV, senão perde o sentido. Esta metanálise foi publicada em 2006 e mostrou taxas de gravidez 4x maior quando se fazia este protocolo. Quanto ao DHEA não escute mais falar use o. Tenho outro componentes para te orientar enquanto faz o zoladex. Caso queira posso postar aqui para você. É isso..qualquer coisa tecla!

Anônimo disse...

Então logo após a cirurgia e zoladex fomos para a inseminação onde questionei se não era melhor ir para FIV, e ele me disse que tínhamos que tentar a maneira menos agressiva por 3x e na segunda ele desistiu(usei 75 ui de puregon e na segunda tentativa 100ui) vendo que não ia conseguir. Mudei de médico e na tentativa de FIV (isso tudo durante 6 meses depois da cirurgia e zoladex) com uso de gonal225+menopur 75 do terceiro dia até o quinto 1 foliculo apenas cancelamos e na segunda tentativa usei serophene 100 e menopur 150 dias alternados do terceiro ao oitavo dia e apenas 2 foliculos mas 1 não crescia 1mm por dia cancelamos novamente. Essa foi minha história.
Mas vi que o DHEA tem alguns fabricantes que não é bom, qual seria melhor e onde encontrar??? Em vez do Zoladex teria algum anticoncepcional que poderia administrar?? Sim gostaria mto da sua ajuda e agradeço

Evangelista Torquato disse...

Então vamos lá: anticoncepcional por dois meses seguidos sem interromper junto com DHEA 150 mg/dia (compre as americanas); para o ACO e somente começa o estímulo no mínimo 7 a 8 dias depois de parar o ACO. Não pode começar antes disso, depois até pode. Para o DHEA quando iniciar estímulo. Entra com ganadotrofinas - 300ui/dia(150 rec + 150 urinário) junto com 8UI de hormônio do crescimento. Antes de começar a gonadotrofina dosa estradiol e três dias depois de inicia la dosa novamente o estradiol ver se acertamos a dose. Faria também testosterona transdérmica, mas não sei onde você mora e por isso não sei se você tem aí. Tudo isso não deu certo; tenho outro esquema mais complexo para baixa resposta. Se não der certo...pensamento alternativo. É isso ...

Anônimo disse...

Boa Noite Dr me ajude!!!Gostaria da sua resposta sobre esperar a minha gravidez se é possivel no meu caso. Pode me ajudar na pergunta anterior sem resposta. Obrigada!!! Li depoimentos a seu respeito e vi que é um médico mto conceituado, e gostaria de ser de perto para ir ao seu consultorio!!! Obrigada de coração por ter me ajudado até agora, e nunca vi uma pessoa tão prestativa que responde sempre as perguntas.Que Deus abençõe o Sr e todos os casos de infertilidade!!!

Evangelista Torquato disse...

Deixe me saber se essa pergunta que falta responder é quanto o local onde se compra o dhea? Se for ele é principalmente encontrado nesses estabelecimentos que vendem suplementações para atletas. Pelo menos aqui em Fortaleza é assim. Obrigado pelas suas palavras, a verdade é que quando passamos pelo mesmo problema nos dá uma vontade absurda de ajudar a todos!

Evangelista Torquato disse...

Por mim não pode perder nenhum minuto a mais...o foco tem que ser sua maternidade!

EDIGREUMA disse...

BOM DIA ! DOUTOR EVANGELISTA TENHO ACOMPANHADO VC EM SEU BLOG SEMPRE , TENHO 28 ANOS E A 10 ANOS TENTANDO ENGRAVIDAR JÁ FIZ TUDO QUE É DE TRATAMENTO E NADA DEU CERTO,FUI INDICADA A FAZER UMA FIV , MAIS QUERIA MESMO FAZER A SUPER ICSI ACREDITO QUE MINHAS CHANCES SÃO MAIORES,MEU MARIDO TEVE VARICOCELE FOI OPERADO HJ ESTA BEM MELHOR. MINHA PERGUNTA É, SE A DIFERENÇA DE PREÇO DA FIV PARA SUPER ICSI É MUITO GRANDE,QUAL Á MINHA CHANCES DE ENGRAVIDAR NA PRIMEIRA TENTATIVA ?

Evangelista Torquato disse...

Oi Edigreuma,
As chances nesta idade giram por volta de 60%, portanto uma boa chance..não desista vá em frente..

EDIGREUMA disse...

Muito obrigrado !!

Anônimo disse...

Oi Dr Evangelista estive no seu consutório em junho,e seguimos a sua orientação para fazermos uma FIV,minha esposa fez hoje o ultimo exame histeroscopia,aquele que é uma pequena cirurgia,e o meu exame fragmentação deu 31% estou tomando a medicação o resultado sai daqui a 15 dias aí retornaremos ao seu consultório após tudo qto tempo leva pra hora mais esperada.

Anônimo disse...

Dr. Evangelista, quero primeiro registrar aqui a minha admiração e confiança na sua pessoa!
Bom... estive em consultório no dia 16.10.2012, onde lhe apresentei meu exames junto com os do meu marido. Após sua examinação, nos foi indicado 3 alternativas, indução, inseminação e FIV. Os meu exames deram normais execeto o de sangue onde apresentou positivo para clamyadia e meu marido uma pequena fragmentação, no entanto nos foi dito que ele tinha uma qualiodade muito boa, e que logo não valeria a pena tentar a inseminação pois quase não teria o que ser trabalhado com o esperma dele. Minha pergunta é para saber se existe outro tipo de exame que detecte se minhas trompas estam danificadas ou não, pois a histerossalpinografia que fiz deu normal!

Evangelista Torquato disse...

O único exame seria a laparoscopia que além de muito agressivo se trata de uma cirurgia. Talvez nao compense!

Anônimo disse...

Boa tarde, doutor.
Em Natal-RN vende a medicação para a In vitro?

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger