quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O melhor momento para a relação sexual

Como dissemos no post anterior: o período ovulatório de toda mulher dura sete dias. Mas, já que não é possível saber a data exata da ovulação, especialistas em fertilidade recomendam manter relações sexuais pelo menos em dias alternados durante o período fértil. Acontece que muitos casais esquecem que tanto homem quanto mulher são partes importantes no processo de gravidez. Sendo assim, aqui vai um alerta para os homens: segundo pesquisa, a abstinência sexual superior a cinco dias pode afetar adversamente a contagem dos espermatozóides, enquanto uma abstinência em torno de dois dias é associada como parâmetro normal.


Além disso, os homens ainda têm que lidar com o seguinte tabu: a idéia de que a freqüência da ejaculação diminui a fertilidade masculina. Essa é uma percepção errada que a sociedade possui, pois, de acordo com um estudo publicado pela revista Fertility Sterility em 2005, homens com qualidade de sêmen normal e ejaculação diária, não tem os espermatozóides prejudicados nem em sua concentração e nem em sua motilidade.
Ainda segundo o estudo, surpreendentemente, homens cuja concentração de espermatozóides era menor – oligozoospermia – tinham concentrações e motilidade de espermatozóides maiores quando a ejaculação era diária. O tempo de abstinência pareceu alterar a morfologia do espermatozóide apenas quando o intervalo de ejaculação tinha um tempo superior a 10 dias.
Outra constatação importante foi publicada, após analise de 221 casais férteis planejando engravidar. A maior chance de gravidez, 37% por mês, ocorreu nos casais cuja relação sexual era diária. Enquanto isso, aqueles que mantinham relações em dias alternados, a taxa foi de 33%. Já para aqueles onde a relação ocorre uma vez por semana, as chances caem para 15%.
Apesar de evidências apontarem que a relação sexual diária pode ter um leve efeito positivo quanto ao percentual de chances de gravidez, esta recomendação pode levar estresse ao casal. Por isso é sempre bom lembrar que a ansiedade causada pela infertilidade pode reduzir a satisfação e a freqüência da atividade sexual. E, além da recomendação de ter relações em dias intercalados, os médicos aconselham também que o casal tente relaxar e aproveitar o momento ao máximo.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

Deixe um comentário!

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger