sábado, 30 de janeiro de 2010

Ovários policísticos - algumas perguntas..algumas respostas!

OVÁRIOS POLICÍSTICOS – VOCÊ TEM MESMO ?
Hoje abordaremos um dos assuntos que mais gosto de falar e também um dos que mais estudo. É claro que este assunto não se esgotará no dia de hoje. Ele é simplesmente apaixonante. Imaginem uma paciente cheia de óvulos e que simplesmente não ovula, ou na melhor das hipóteses não gosta de ovular. Um paradoxo. Acho que deveríamos começar pelo diagnóstico, vou tentar! Há muito tempo atrás, os americanos se reuniram, o ano era 1990 e de lá elaboraram os critérios para o diagnóstico desta patologia. Vou listá-los:
1. A paciente não tinha menstruação regular, era aquela paciente que tinha menstruações com mais de 40 dias de intervalo ou aquelas que menstruavam a cada 2,3 quatro meses ou mais. O significado disto era: esta paciente ovula muuuuuito pouco; ou até não ovula.
2. A paciente apresenta sinais de hiperandrogenismo. Mas o que é isso? É a paciente que tem excesso de pêlos e ou acne. Algumas vezes a paciente não tem excesso de acne ou pêlos, mas quando dosa no seu sangue os hormônios masculinos, eles estão aumentados.
3. Por último esta paciente não podia ter doenças na tireóide, adrenal ou hipófise e, portanto teríamos que ter exames descartando estas doenças.
Mas os europeus não aceitavam estas orientações. Eu costumava dizer que não era apenas o oceano atlântico que dividia a Europa da América, mas também o que eles pensavam do ovário policístico. Para os europeus estas pacientes com suspeita de ovários policísticos tinham que ter ultra som mostrando os ovários com estas características – cheios de pequenos cistos – já os americanos não estavam nem aí para o ultra som. Resolveram então se reunir e assim fizeram em 2003 na cidade de Roterdâm um encontro para elaborar um documento único. Os critérios foram estes abaixo:
1. Ovários Policísticos ao Ultra-som.
2. Falta de Ovulação Crônica ou Deficiência de Ovulação.
3. Sinais Clínicos ou Laboratoriais de Hiperandrogenismo.
Todas estas pacientes não podem ter doenças na tireóide, adrenal ou hipófise.
Para o diagnóstico tinha que ter dois critérios positivos. Vamos então colocar situações práticas pra vocês:
• Uma paciente que menstrua todo mês, que faz um ultra som e eles estão cheio de policísticos e que não tem excesso de pêlos ou acne tem esta doença? Resposta: NÃO Observem algo importantíssimo: uma paciente que menstrua todo mês, que não tem excesso de pêlos ou acne e que os ovários são policísticos ao ultra som NÃO TEM NENHUM PROBLEMA, NÃO PRECISA USAR NENHUM MEDICAMENTO, ESTA PACIENTE SIMPLESMENTE NTE É NORMAL. Até 25% de pacientes completamente normais, quando fazem um ultra som eles são policísticos. Estas pacientes não tem nada!
• Uma paciente menstrua de forma completamente irregular, tipo mês sim e três não faz um ultra som e os ovários não tem nada de mais e tem excesso de pêlos. Se ela não tiver nenhuma doença na hipófise, adrenal ou tireóide então esta paciente tem a doença ovariana policística.
As vezes vai ao meu consultório pacientes que menstruam todo mês, não tem excesso de pêlos ou acne usando anticoncepcional como tratamento. Mas estas pacientes são normais !! Não precisam usar nada.

QUAL A CHANCE QUE EU TENHO DE TER ESTA DOENÇA ?
Acredita se que esta patologia afete em torno de 10% das mulheres que estão na faixa de idade reprodutiva, ou seja, pacientes que tem entre 15 e 45 anos de idade.

SE EU TIVER ESTA DOENÇA QUAL A CHANCE DE ENGRAVIDAR SEM NENHUM TRATAMENTO ?
Vamos começar a responder esta pergunta mostrando primeiramente as chances de uma gravidez natural em quem não tem nenhum problema. Os números funcionam assim: em pacientes que menstruam todo mês, ovulam portanto regularmente, tem trompas normais, espermograma sem alterações, uma média de duas relações por semana, sem método contraceptivo, tem 20 a 25% de chance de engravidar se e somente se todos os critérios acima estejam preenchidos e você tenha menos de 27 anos. Pois bem, a chance de uma mulher engravidar naturalmente portadora da doença ovariana policística ( e não apenas do ultra som mostrar ovários policísticos ) é de apenas 4 a 6% ao mês. Mas é bom que se diga que os tratamentos relacionados à reprodução assistida tem números bem mais confortáveis do que estes apresentados.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

48 Comentários:

Ana Consuelo lins disse...

Oi primo, já que vc tá falando de ovário micropo...queria te dizer qeu estou com um cisto funcional em dos meus ovários e tenho tido muitas espinhas. O que devo fazer?
Marcar uma consulta? kkkkkkk
É serio

Evangelista Torquato disse...

Oi prima,
Seguinte: cisto funcional se trata de duas formas:
1. Tratamento expectante - apenas observa este cisto após a menstruação; a maioria deles desaparecem espontaneamente.

2. Tratamento medicamentoso - use dois meses de algum antconcepcional sem intervalo, quando interromper irá menstruar e aí repete o ultra som; na maioria das vezes ele terá desaparecido; se não desaparecer le pode não ser funcional

Abraços..

Anônimo disse...

ola boa tarde , acabo de chegar da clinica pois fui a pedido medico fazer um transvaginal, onde deu , ovario direito com suspeita de ovarios policisticos, estou preocupada , pois tenho 29 anos, e vi que isto pode complicar em torno da fertilidade, e justo agora que eu estava pretendendo ter meu primeiro filho, mas enfim, o unico sintoma que tenha é dor da relação sexual de vez em qd com uma sensação de bexiga cheia, não entendo! e exesso de pelos na perna , bom pelomenos eu acho ne ? mas pode ser que não seja ... tomara... alem deste exame o doutor me pediu o exame de urina tipo 2 e tb urocultura.. sera que tenho alguma coisa? ai tomara que não! obrigada por adicionar estas informações, abraços!!!

Evangelista Torquato disse...

O mais importante no seu caso é saber se suas menstruações são regulares; se forem será ótimo pois a gravidez é mais fácil. Em caso negativo talvez você precisará do auxílio de um médico para conseguir engravidar. Uma outa coisa: tente manter seu índice de massa corporal abaixo de 28;para saber qual é o seu índice pegue seu pesso e divida pela sua altura ao quadrado. Qualquer outra dúvida fique a vontade para postar.

Anônimo disse...

Olá, gostaria que me esclarecesse uma dúvida, minha ultima menstruação foi dia 31/12, antes disso, minha menstruação era regular, tenho 25 anos, fiz um ultrasom transvaginal, e apareceram microcistos, suspeita de SOP, e o ginecologista me receitou selene por 3 meses, isso quer dizer que tenho a sindrome dos ovarios policisticos, ou não???

Evangelista Torquato disse...

Não dá para dizer que você tem a síndrome dos ovários policísticos apenas porque você fez um US e eles se mostraram desta forma. Como falei no meu blog os critérios são estes abaixo:
1. menstruações irregulares
2. excesso de pêlos e/ou acne ou excesso de hormônios masculinos no sangue
3. ovários policisticos ao ultra som
Para se pensar na sindrome precisa de dois critérios positivos e além disso descatr doenças na tireóide, adrenal e hipófise. Deu para entender ? Senão me avisa.

Anônimo disse...

Ola! Gostaria de esclarecer uma duvida: tenho 32 anos e um aborto espontaneo ( primeira gestacao). Fiz curetagem com 6 semanas ha 1 ano e apos isso, meu ciclo menstrual ainda nao regulou. Os ciclos duram em torno de 60 dias e o US evidenciou ovarios micropolicisticos. Ja fiz teste de resistencia a insulina, glicemia, FSH, LH, estradiol, T3, T4 e estao todos normais. Meu IMC e 21 e acho que nao tenho aumento significativo de pelos, apenas 1 ou 2 acnes. Ser'a que tenho SOP? Vou ter dificuldade para engravidar novamente? E normal demorar assim para regular o ciclo? Por favor, estou muito angustiada por nao saber o que eu tenho...
Obrigada

Evangelista Torquato disse...

Você tem dois dos três pincipais critérios do diagnóstico da síndrome: anovulação e ovários policísticos ao ultra som. Precisaria apenas descartar patologia na glândula adrenal com a solicitação da 17alfaOH e SDHEA. Se descartar fechamos o diagnóstico. Sabemos que a paciente com SOMP tem uma menor chance de engravidar por mês exatamente por não ovular todo mês, mas isto é facilmente corrigível. Espero ter te ajudado!

Fernanda disse...

Oi!Acabo de chegar de uma consulta. O US feito em 10 de marco evidenciou presen;ca de liquido no espaco de Douglas e que portanto provavelmente eu tinha ovulado, embora os ovarios estivessem com micropolicistos. Fiz dosagem de progesterona 6 dias apos e o nivel do hormonio estava baixo. Apos descartar patologias da adrenal, tireoide, diabetes, resistencia a insulina e SOP a duvida 'e: pq a progesterona esta baixa se houve ovula;cao? Qual a possibilidade de engravidar sem indu'cao da ovulacao? Quais os riscos da indu;cao e por quantas vezes ela pode ser feita?
Obrigada

Evangelista Torquato disse...

Oi Fernanda, bom dia !
Vou te falar um axioma que existe nos meus livros: a única forma de saber se uma paciente ovulou é quando ela engravida. Então todas as outras formas de se saber se ocorreu ou não ovulação não são 100% confiáveis. Então líquido em fundo de saco por si só não querduzer que você ovulou. Quanto a progesterona consideramos um mínimo de 3ng/ml entre 0 20o e 22o dia do ciclo como provável ciclo ovulatório...provável certo! Em média pode se tentar de 3 a 6 induções. Quanto a possibilidade de gravidez, depende fundamentalmente da idadde da mulher, chegando a 25% por mês entre 22 e 25 anos, mas para as que ovulam. Sem ovulação regular em torno de 6%!

Fernanda disse...

Dr. Evangelista, a fase do ciclo eu nao sei, pois meu ciclo nao 'e regular e a ultima menstruacao foi em 24 de janeiro, mas a progesterona foi menor, 0,881ng/ml. Entao eu nao estou produzindo progesterona suficiente ou tive ciclo anovulatorio? Como se resolve isso se eu quiser engravidar?

Evangelista Torquato disse...

Fernanda acho que este ciclo ai foi completamente anovulatório. Para resolver precisa se saber mais coisas: se sua trompa esta normal, a qualidade do sêmem ...enfim mais detalhes para se escolher com segurança a melhor forma de conseguir sua gravidez. Espero ter te ajudado, qualquer dúvida tecla.

Fernanda disse...

Se eu tomar anticoncepcional por 3 meses e logo depois tentar engravidar, eu volto a ovular?

Anônimo disse...

Boa tarde! Tenho 26 anos e desde os 19 que descobri que tinha S.O.P. Minha pele apresenta muita oleosidade, tenho espinhas, excesso de pêlos e de uns tempos pra cá, o meu cabelo tem caído bastante.
Queria saber, até quantos anos é o ideal para tentar engravidar. Tenho muita vontade de ser mãe, mas ainda estou estudando e queria esperar mais um pouco. Mas ao mesmo tempo, tenho receio de demorar muito e por causa da idade ter mais dificuldade para engravidar depois.
Obrigada!

Evangelista Torquato disse...

Olá boa noite,
Entre 22 e 26 anos você tem 25% de chances de engravidar por mês, aos 30 anos em torno de 20%, aos 35 a somente de 12% e aos 40anos apenas 5% de chances de gravidez natural. Fuja deste números elevados. Qualquer dúvida me tecle. Feliz páscoa!

Carine disse...

Olá Boa tarde Dr. Evangelista!
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Acho muito interessante e de um conteúdo riquíssimo. Bom, tenho Ovário policístico e procurei um médico para poder engravidar. Ele me receitou o remédio Glifage XR para tomar todos os dias após o jantar. Minha mãe que tem diabetes toma o mesmo remédio. Li na bula que ele faz abaixar os níveis de glicose. Fiquei um pouco preocupada pois, eu sempre faço controle de minha glicose e ela está normal. Não corro o risco de ter uma hipoglicemia com o uso desse medicamento?
Obrigada!

Evangelista Torquato disse...

Oi Carine, boa noite!
Tudo bem?
A melhor indicação do glifage seria pra IMC acima de 28, relação glicemia/insulina < 4,5, Insulina acima de 15, circunf. abdominal acima de 88 e TTGO(75)> 140, qualquer uma desta condições a aplicação do glifage é perfeita. No entanto, não esta errado o seu uso se nenhuma destas condições forem encontradas. Acabei de chegar de um Simpósio no Panáma e quando se vai fazer uma fertilização in vitro o seu uso parece melhorar as taxas de sucesso. Eu sei q usei uns termos aí q vc pode ter dificuldades em entendr, mas não tem problema basta me teclar q tento te esclarecer. Ia me esquecendo, obrigado pelas suas palavras!

Evangelista Torquato disse...

O risco de hipoglicemia é praticamente nulo.

Carine disse...

Oi Dr. Evangelista!
Tudo bem?
Obrigada pela explicação, eu consegui compreender. Mas, quanto a minha alimentação, eu preciso fazer uma "dieta" de açúcares, ou posso continuar comendo os meus "chocolates" que sobraram da páscoa? hehe... O médico me passou também um outro remédio chamado Indux, mas disse que eu tenho que tomá-lo após o 5º dia do ciclo, e que deve interromper o anticoncepcional somente no próximo mês. Me desculpe por tentas perguntas, mas, é que não imaginava que a S.O.P poderia ser tão complicada assim.... Bom, mas espero que tudo dê certo! Mais uma vez obrigada pela atenção.

Evangelista Torquato disse...

Oi Carine,
Leia depois meu último blog que ele vem falando um pouco sobre seus chocolates. Espero que o indux possa resolver seu problema. Até mais..

Evangelista Torquato disse...

Oi Fernanda,
Se vc usar ACO por três meses e depois tentar engravidar nada garante q vc irá ovular, neste caso um indutos da ovulação é mais aconselhado.

Anônimo disse...

Boa tarde... tenho 30 anos e desde que me casei ha 02 anos não tomo nenhum remedio para prevenir a gravidez. Sempre fiz acompanhamentos medicos durante minha vida, em Novembro 09 resolvi mudar de medico, pois não conseguia engravidar e nossos (Meu e do esposo) exames sempre apresentaram bons resultados. Em janeiro descobri que esta com polipos, fiz a cirurgia e segundo a médica era um dos problemas que impediam a gravidez, é veridico? Bom se passaram fevereiro e março da recuperação e em Abril voltei a médica pra fazer uma ultra vaginal e descobrimos que um dos ovarios obitve ovulação e outro apresentou uma suspeita de Ovario policistico. Ah apos a cirurgia a minha mestruação esta vindo em 40 dias. continuação..

Anônimo disse...

Mestruei no dia 24-03 iniciei o clomid no 2 dia do ciclo e mantive atividades sexuais durante os dias 01,02, 04, 05, 06 e 07-04, gostaria de saber quais são minhas sanches de estar gravida? obrigada

Anônimo disse...

Olá Dr. já tenho uma filha de 3 anos mas tenho ovário policístico não fiz tratamento para engravidar dela. Mas agora gostaria de engravidar de novo e o meu médico me receitou glifage xr quais são as chances para eu engravidar tenho 26 anos e quero muito outro filho me ajude obrigado

Evangelista Torquato disse...

A melhor indicação do glifage seria pra IMC acima de 28, relação glicemia/insulina < 4,5, Insulina acima de 15, circunf. abdominal acima de 88 e TTGO(75)> 140, qualquer uma desta condições a aplicação do glifage é perfeita. No entanto, não esta errado o seu uso se nenhuma destas condições forem encontradas. Acabei de chegar de um Simpósio no Panáma e quando se vai fazer uma fertilização in vitro o seu uso parece melhorar as taxas de sucesso. Eu sei q usei uns termos aí q vc pode ter dificuldades em entender, mas não tem problema basta me teclar q tento te esclarecer. Qual o seu peso e altura? Vc menstrua regurlamente?

Anônimo disse...

Tenho 69 kg 1,70 de altura e enquanto eu tomava o anticoncepcional femina mestruava mas parei de tomar á 2 meses e não mestruei mais então procurei meu ginicologista hoje e depois do endovaginal ele me receitou glifage xr mas gostaria de saber quais são minhas chances de engravidar pois como eu disse da minha filha não fiz tratamento?

Anônimo disse...

tenho onovulação topo pilula a 3anos quero saber se eu parar poderia engravidar?

Evangelista Torquato disse...

Olá
Vc tem um quadro de anovulação, sua menstruação deve ser irregular.
Pare a pílula e veja como sua menstruação se comporta. Acesse o site: www.tabelinha.com.br e lá faça as anotações da sua menstruação. Daqui ha 3 meses me passe um relatório e te digo o que fazer. Combinado? Até lá!

Anônimo disse...

olá dr. tenho 27 anos o ano passado fiz uma trasvaginal,é a cusou Ovário policístico eu fiz uma este mês estou pedindo á deus que não tenho mais pois é meu sonho ser mãe.não des do ano passado que eu não tomo nem um remedio para evita é nada agora vou ver o exame desse mês tomara que não da nada.será que tenho chance de engravida,eu tenho muita fé em deus que sim nada pra deus é imposivel né dr.bjossssssssssss

Evangelista Torquato disse...

É difícil prognosticas suas chances de engravidar apenas com estes dados. Como esta suas trompas? E o sêmemn? Enfim preciso ter mais dados para conseguir responder sua pergunta; de qualquer forma o fato de ter tido uma criança naturalmente já te dá uma boa chance.

Fabi disse...

Oi Dr. Parabéns pelo belissimo blog!! Bom eu também sou muito confusa em relação à SOP, porque? Uma vez fiz um US e apresentou ovário policistico, depois no meio do mes fiz outro e nada apresentou. Acontece q tenho problema de acne desde minha adolescência, mas fiz tratamento com Roacutam e sumiram. Hoje tenho 31 anos e a acne voltou a surgir fiz novamente US e apresentoui ovário policis..porém fiz assim que terminou minha menstruação, ou seja no dia seguinte do ultimo dia. Na primeira vez q fiz e deu ovário polic.. o médico me disse q fazer US logo após a menstruação é normal apresentar SOP. O q o Dr. tem a dizer em relação a isso, é normal mesmo? Pq minha menstruação pode nao vir nos dias certinhos, mais vem todos os meses, não tenho atraso. Tenho um pouco de pelo somente no buço ( sempre tive) e acne.

Evangelista Torquato disse...

Oi tão Fabiana,
Espero que vc esteja bem. Dificilmente vc pode ser categorizada como portadora da Doença ovariana policística, a menos que seja fortemente portadora de sinais androgênicos - acne e excesso de pêlos - não me parece que seja. Então temos duas situações: não primeira vc não tem estas manifestações androgênicas e ai neste cado esqueça a doença q vc não a têm, pode ter um ovário policístico ao ultra som, mas apenas isso não dá o diagnóstico desta doença. Na segunda hipótese vc tem claramente manifestações androgênicas e ai neste caso vc seria portadora da doença ovariana policística e não apenas dos ovários policísticos ao ultra som; mas este caso é a forma mais leve desta doença e ai não pode engordar. Não sei se deu para vc entender, senão pode me teclar por aqui q vou tentando tirar suas dúvidas.

Anônimo disse...

ola doutor tenho 26 anos e com ovarios policisticos, menstruacao irregular ultimo ciclo 07/04/2010 vou conseguir engravidar sem algum tratamento

Ana disse...

Nossa, adorei a matéria. Em abril fiz uma endovaginal e constou ovário policístico, foi na época que percebi meus cabelos caindo, espinhas, ciclos enormes, mas sempre fui magra glicose ok ,minha médica me receitou diane 35 por 8 meses estou na 3 cartela, em novembro eu termino, quando farei outra endo pra ver se os cistinhos sumiram. O senhor me aconselha, junto a minha médica tomar algum indutor logo após o término da minha última cartela? Abraço

Evangelista Torquato disse...

Oi Ana,
Obrigado pelas palavras!
Veja bem, a minha conduta para a doença ovariana policística leva completamente oq a paciente esta desejando no momento:
Se é engravidar, então vejo se a trompa e o sêmem estão normais, se ok induzo a ovulação.
Toda vez q vc usar anticoncep seus cistos diminuirão, oq nem de longe quer dizer q a doença regrediu.
Se vc não quer engravidar então aí uso o anticoncepcional,
Se quer tratar mais a parte estética aí uso anti concepcional com outros anti androgênicos.
Espero ter te ajudado, estou a tua disposição!

Anônimo disse...

Olá Doutor. Tenho 28 anos, e quando tinha 14 anos fui diagnosticada com a sindrome, pois surgiram cistos no ultrassom e tinha muita acne e excesso de pêlos (o q tb é de família, pela minha ascendência). Comecei a tomar o Diane desde então. Depois, comecei a namorar e continuei a tomar tb pelo fator anticoncepcional. Desde este primeiro ultrassom, nunca mais apareceu qualquer alteração nos outros, e antes de começar o uso do anticoncepcional a minha mesntruação sempre foi regular. Como posso saber se eu tenho realmente a sindrome?

Unknown disse...

oi gostei muito do blog durante 16 anos procurei entender o que tinha e nunca emtendi e niguem me espicava e orrivel no meu primeiro casanemto tentei emgravidar e nao comseguir ja sabia que tinha ovarios polisticos e os demas estava tuso normal e eu pedia as medicos que queria em graviar e ele disiam que eu iria mas nunca passaram um tratamento agora to com 31 anos com obesidade e to lutano para nao so em gravidar mas correr comtra o tempo e a balanca para realizar o meu grande sonho de ser mae sua palavras me deram uma luz para que eu tenha esperanca deralizar meus somhos comtinui ajudando as pessoas que deus te abencoi

Anônimo disse...

Olá Dr.sou elizangela,também tenho ovarios policisticos,e também tenho todos esses sintomas ,pelos,peso etc..no inicio do ano a menstruação começou a parar de vez,e um mes eu não tomei o anti cosepcional,e a minha menstruação veio normal,pois quando não vinha eu sentia fortes dores de cabeça,então optei por não tomar mais estou até agora sem tomar,não quero engravidar ja tenho uma filha,mas tenho medo de que possa aumentar os miomas,eu sei que tenho que ir ao ginecologista,mas queria uma opinião sua, tem outros tipos de remédios,ou ervas naturais que eu posso tomar que resolva também,se poder me responder desde ja agradeço.

Anônimo disse...

oi Dr. tenho ovario policisto no ovario direito o meu ciclo era muito desregular ai quando tinha 14 anos foi quando descobrir que tinha policisto a minha medica passou selene pra minha tomar durante 6 meses mais comprei e tomei mais me esquecia e naum levei a seriu parei de tomar agora tenho 18 anos e quero muito engravidar e tomando selene dinovo estou na 3 cartela e meu ciclo estar vindo com 28 dias quanto tempo devo ainda tomar ele ? pra consiguir engravidar pra que eu possar me livra deles obrigado desde ja por responde minha pergunta

Evangelista Torquato disse...

A primeira coisa que vc tem q fazer é o correto diagnóstico da doença. Uma vez feito o tratamento para engravidar deve ser um indutor da ovulação se for confirmado que vc não ovula corretamente. Veja que no meu texto rapidamente vc observa se esta ovulando.

Anônimo disse...

Olá Dr Evangelista,Eu tenho ovários policísticos uma vez que apresento todos os sintomas,como:Acnes,aumento de pelos, aumento de peso,queda de cabelo e está comprovado também pelo exame.Descobri essa doença ao 15 ano(1 ano e meio atrás)e desde lá venho tentando me tratar, tomei anticoncepcional durante 1 ano e após esse tempo eu comecei a ganhar peso fácilmente e a ter queda de cabelo,caractériscas as quais não ocorriam anteriormente.Logo, imaginei ser culpa do anticoncepcional e parei de toma-lo.Fui ao médico e ele me receitou o glifage XR(1 comprimido por dia) associado ao Diacqua(1 comprimido por dia) só que estou com acnes e meus pelos aumentaram principalmente na região do rosto.Não sei se é viável,mas pensei em começar a tomar anticoncepcional juntamente com a glifage,só que estou com receio de ganhar mais peso ,na sua opnião essa associação é uma boa opção a fazer?

Evangelista Torquato disse...

Uma boa maneira de tratar o hirsutismo é associar um anticoncepcional com um medicamento anti androgênico. O uso da metformina esta hoje mais restrito a pacientes obesas e principalmente com síndrome metabólica!

Anônimo disse...

Boa tarde!
Tenho 49 anos e ao fazer minha prevenção anual foram detectados 2 cistos homogeneos ovarianos bilaterais, de provável natureza funcional. Além disso o útero apresentou-se com dimensões no limite superior da normalidade e finamente heterogêno. Menstruo regularmente e com fluxo intenso nos 2 primeiros dias. Tenho um nódulo benigno na tireóide o qual é acompanhado anualmente, e sem alteração no exame TSH. Tenho pelos nos seios e queixo e algumas vezes acnes também. Sou fumante há muito tempo também. Diante disso, gostaria de saber se tenho a doença e qual o tratamento adequado.

Evangelista Torquato disse...

Não você não tem a doença ovariana policística!

Mary disse...

Engraçado...descobri esse blog hoje e me encantei,muito completo e sua preocupação em responder as perguntas é digna.Mais fiquei triste pois acho que nunca serei mãe,tenho 25 anos e SOP,e estou acima do peso,meu marido 22 anos e varicocele é quase impossivel nê??Moro no ES aqui não tem tantas clinicas de Reprodução,as que tem é super caro o tratamento.....Parabéns pelo trabalho Doutor.

Evangelista Torquato disse...

A primeira coisa para vc que é do ES fazer é perder peso, além da correção da varicocele do seu marido se tiver indicação; um bom Urologista te dirá. Cumpra esta etapa e entre em contato novamente!

Anônimo disse...

Olá.
Tenho 20 anos e recentemente fui diagnosticada tendo ovarios policisticos. Ja tomei uma cartela de anti-concepcional Selene, vou iniciar a segunda cartela já e nada da minha menstruaçao. Ja fazem 4 meses qe estou sem menstruar. Devo me assustar cm essa situaçao? Rs
Me ajudem.
Obrigada desde já ;)

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger