domingo, 31 de janeiro de 2010

OVÁRIOS POLICÍSTICOS – O QUE VOCÊ SENTE!

Os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico (SOP) podem afetar sua fertilidade, sua aparência e sua saúde geral. Os sintomas geralmente surgem durante a adolescência e podem incluir:

MENSTRUAÇÃO IRREGULAR

Partindo do princípio que mulheres que têm SOP não ovulam regularmente, todas as mulheres, ou pelos uma boa parte delas, têm períodos irregulares. Geralmente estas pacientes passam meses sem menstruar, mas outras vezes apenas ciclos com maior intervalo (>35dias), algumas outras simplesmente não menstruam a não ser que usem algum medicamento. Por último, temos uma categoria de mulheres com esta patologia, mas que menstruam todo mês, estas tem excesso de pêlos e ou acne e o ultra som mostra ovários policísticos.

ACNE E HIRSUTISMO

Com a SOP, os microcistos em seus ovários podem causar elevação nos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, estes hormônios elevados seriam os responsáveis por desenvolver determinadas características que são normalmente encontrados em homens. Os sintomas mais comuns seriam a acne e o excesso de pêlos em áreas mais incomuns no sexo feminino como rosto, raiz das coxas, região entre o púbis e o umbigo, nas costas, nos mamilos etc. Em condições mais severas podemos observar engrossamento da voz e calvície tipo masculino, mas estas duas últimas condições são bastante raras. Níveis elevados de andrógenos podem resultar em acne, poros obstruídos, ou pele oleosa. Você pode desenvolver manchas de pele escuras e espessas de coloração amarronzada por trás do pescoço, na raiz das coxas e nas axilas. Chamamos isso de “acantose nigricans” e isto pode denotar um excesso de insulina e ser um marcador de uma possível diabetes.

INFERTILIDADE

Pacientes com esta patologia podem experimentar dificuldades para uma gravidez natural. As chances são de apenas 4 a 6% ao mês, enquanto a chance de uma mulher que ovula normalmente gira em torno de 20 a 25% quando elas se encontram abaixo de 30 anos.


SINTOMAS GERAIS

Pacientes com esta síndrome tem uma tendência elevada para desenvolverem diabetes mellitus, além de diabetes durante a gestação. Metade das pacientes tem sobrepeso ou obesidade e o que é pior não perde peso facilmente por suas células gordurosas apresentam uma maior dificuldade para morrerem. Os distúrbios no colesterol também são freqüentes e isto poderia explicar uma maior tendência apresentada nestas mulheres para doenças cardiovasculares. Apresenta também pela falta da ovulação uma maior incidência de câncer de endométrio. O risco de câncer de mama não esta confirmado. Observem, portanto que estamos de uma patologia que pode causar danos sérios ao seu organismo.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

6 Comentários:

Anônimo disse...

boa noite!
quais os principais exames que devem ser feitos para que possa ser diagnosticado ovarios policisticos???

Evangelista Torquato disse...

A dosagem de FSH, LH, prolactina, TSH e os hormônios masculinos, principalmente a testosterona. Todos estes exames feitos durante sua menstruação. Uma ultra sonografia transvaginal também deve ser solicitado. Estes são os exames mais comuns que solicito.

Anônimo disse...

Bom dia!!! Quando os hormonios FSH, LH, prolactina e TSH são normais, não há aumento de pelos nem de peso, mas menstruações irregulares ( ciclos de + ou - 50 dias )e imagem US de microcistos, pode-se dizer que existe a SOP?

Evangelista Torquato disse...

Sim podemos dizer que existe a Síndrome porque dois dos três critérios estão preenchidos:
1. anovulação - ciclos longos
2. US mostrando ovários policísticos
E estão afastadas outras doenças endócrinas. Farei somente uma resalva: dosaria a 17alfa hidroxiprogesterona e o SDHEA para descartar açguma patologia na glândula adrenal. Espero ter te ajudado.

Anônimo disse...

olá... bom dia, fiz uma transvaginal e nela o resultado foi o seguinte:
notam-se pequenas imagens anecóicas com distribuição periféricanos ovários, sobretudo à direita de provável origem folicular. Isso seria compatíve com SOP ou eu só estava ovulando na época do exame?

Evangelista Torquato disse...

Somente podemos dizer que existe a Síndrome quando dois dos três critérios estão preenchidos:
1. anovulação - ciclos longos
2. US mostrando ovários policísticos
3. estão afastadas outras doenças endócrinas.
Apenas o US não dá diagnóstico da síndrome ok?

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger