segunda-feira, 19 de abril de 2010

Endometriose - uma doença chata e feia!

É esse mesmo o sentimento que tenho por esta doença. Não gosto dela. Poucas doenças no mundo têm o poder de dar uma enorme dor física e muitas vezes também uma profunda dor psicológica. Mas a endometriose pode. Além da dor física real, ela pode levar a dor da ausência, a dor filho que não chega, a dor do sonho que não se realizou. Mas sentimentos a parte, vamos nesta semana conversar sobre ela. Vamos começar pela sua prevalência. Para você entender vou explicar assim: 10% de todas as mulheres que menstruam tem endometriose, mas se eu analisar apenas as mulheres que estão sem conseguir engravidar então a prevalência é de 30 a 40%; ou seja de cada 10 mulheres inférteis,3 a 4 têm endometriose. É muito alta a prevalência.

Será se a sua chance de engravidar esta diminuída por você ter endometriose?

A resposta é sim. Vamos aos números: definimos sua fecundidade como a chance que você tem de engravidar por mês. Em casais normais a fecundidade é de 15 a 20%, mas se você tem endometriose sua chance é de 2 a 10%. Cai pra caramba! E atentem se que a idade avançando faz estes números ficarem mais miúdos ainda. Mas deixem -me esclarecer uma coisinha: nem toda paciente que tem endometriose tem dificuldade para engravidar. Os números são esses: 50% das pacientes com endometriose também são inférteis, a outra metade engravida naturalmente.

Endometriose e infertilidade: uma relação de causa e efeito?

A hipótese que endometriose causa infertilidade é controversa. Observem que eu disse a vocês que metade das mulheres que têm endometriose engravidam naturalmente. Então partindo dessa premissa, se eu operar e retirar as lesões endometrióticas, a fecundidade desta paciente irá melhorar. Apenas dois trabalhos seguindo todos pré requisitos de uma pesquisa científica foram realizados no mundo. Um no Canadá e outro na Itália. O primeiro conclui que a cirurgia melhorava de forma significativa a fecundidade das pacientes em que as lesões endometrióticas foram retiradas quando comparada com as pacientes que foram operadas mas as lesões não foram retiradas. Mas ai quando tudo parece ficar claro vem o estudo italiano e mostra que a fecundidade era a mesma, independente de se retirar ou não as lesões. Voltamos ao ponto zero. Mas mesmo no primeiro estudo a fecundidade foi menor nas pacientes operadas quando comparado com mulheres férteis normais. Portanto, a fertilidade esta diminuída em pacientes com endometriose.

Que mecanismos biológicos poderiam ligar endometriose e infertilidade?

Aderências pélvicas:
Mulheres com endometriose tem mais aderências e estas aderências dificultam a trompa pegar o óvulo. Em algumas pacientes, na cirurgia, esta tudo aderido. Vocês não têm idéia! É intestino pregado nos ovários, que fica pregado no útero, que também esta preso ao intestino, às vezes, não sabemos nem qual é a estrutura que estamos manipulando. Neste ambiente a gravidez natural não passa de um sonho.
Função peritoneal alterada:
O peritôneo e um tecido que recobre todos os órgãos abdominais e, portanto recobre o útero, trompas etc. Este tecido produz substâncias, mas nas pacientes com endometriose este peritôneo secreta muitas substâncias que são nocivas para a reprodução, vou somente citar algumas delas: fator de necrose tumoral alfa, prostaglandinas, interleucinas e outras. Mas não importa estes nomes, importa saber que todas elas prejudicam seus óvulos, os espermatozóides que por lá chegam e os embriões formados neste ambiente bastante inflamado.

Implantação diminuída:
O endométrio é a camada mais interna do útero e é lá que o embrião se implanta. Pois no endométrio das pacientes com endometriose, uma substância muito importante para a implantação chamada alfa V beta 3 esta bem diminuída.

E quando você deve desconfiar que tem esta doença?
Se você esta com dificuldades para engravidar este fato te deixa com 40% de chances de ter esta doença. E muitas vezes esta é a única manifestação desta doença. O simples fato de você não engravidar é um fator de risco para esta patologia. Algumas mulheres sentem dor: normalmente uma cólica menstrual que vem aumentando, piorando nos últimos anos. Ás vezes aquele analgésico que você usava já não serve mais. A cólica que durava dois dias agora dura dois ou três. Muitas vezes é o intestino que dá a pista: normalmente a paciente com endometriose tem constipação crônica, passa dias sem um funcionamento adequado, mas quando menstrua passa a funcionar mais, algumas vezes com alguma dor. No toque ginecológico que fazemos muitas vezes percebemos que é bastante doloroso, às vezes tocamos verdadeiros nódulos nesta área. Em outras ocasiões, esta doença tem manifestações bizarras. Tive uma paciente que quando menstruava vomitava sangue, isso mesmo, tinha uma endometriose no pulmão e quando menstruava o tecido endometriótico no pulmão também sangrava e ela tinha esta manifestação. Mas estas são raras manifestações. Por fim, pra se dar o diagnóstico desta doença tem que fazer uma laparoscopia – que é um procedimento cirúrgico, com anestesia geral, enfim, não é o mesmo que fazer uma exame de sangue para saber se tem diabetes.

Ok, Doutor agora eu sei que tenho endometriose, mas tem algum medicamento?

Para cura não tem não e acho que estamos longe deste sonho ainda. Na paciente com dor temos muitas opções de medicamentos desde os mais simples como os anticoncepcionais até os mais complexos como os análogos do GnRH, todos tem uma eficiência comprovada. Mas uma alerta: nenhum medicamento pode melhorar a sua fertilidade natural. Portanto, não adianta usar estes medicamentos achando que será melhor para você engravidar. Tenho várias pacientes que chegam ao meu consultório usando remédios achando que o seu potencial de fecundidade irá melhorar. Informo que este não é o caminho!

Eu preciso me operar então?

Novamente depende de vários pontos. Se procura seu médico essencialmente por dor, a cirurgia é quase impositiva e muitas vezes seguida de medicamentos como aqueles que falei anteriormente. Mas veja bem, vai se operar tendo que ter conhecimento que apenas as lesões visíveis serão retiradas, ou seja, a doença pode voltar. Mas o nó da questão é quando a paciente quer engravidar. Opero ou não opero? Então antes de responder eu preciso introduzir outro conceito para vocês. O conceito do estágio da endometriose. Temos 4 estágios: endometriose mínima, leve, moderada e severa. Os únicos trabalhos feitos obedecendo aos critérios científicos corretos foram aqueles dois que eu já citei pra vocês: o canadense e o italiano. Mas estes trabalhos somente analisaram as pacientes com endometriose mínima e leve. E a conclusão nós já sabemos: um trabalho mostrou melhores taxas de gravidez com a cirurgia e o outro não. Quando misturamos estes dois trabalhos existe uma leve tendência a favorecer a cirurgia, mas é apenas de forma leve. Seriam feitas 12 cirurgias para se conseguir uma gravidez a mais. Quando nos dirigimos às pacientes com endometriose moderada e avançada, não temos trabalhos bem feitos. As conclusões destes trabalhos favorecem a cirurgia mas é preciso ter cuidado com a leitura destes resultados pois a metodologia usada não foi a mais apropriada.

Então eu poderia associar tanto a terapia medicamentosa como a cirúrgica para tratar a minha endometriose?

Em tese sim, mas nenhum trabalho mostra vantagens em aumentar a sua fertilidade. Então se o foco em questão for você engravidar esta pode não ser uma boa saída, mas se o seu foco for aliviar a sua dor aí eu acho que vale muito a pena.
Resumindo:
A endometriose não tem cura.
Pode se manifestar principalmente por dor pélvica e infertilidade.
O tratamento cirúrgico tem efeitos claramente positivos em aliviar a dor.
O tratamento cirúrgico não tem claros efeitos em melhorar a sua fertilidade.
Vou ficando por aqui, o assunto é bom demais mas vou preferir falar em dois tempos, próxima semana vou falar sobre a endometriose na era da reprodução assistida. Tenham todos uma excelente semana. Fiquem com Deus..sempre!
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

11 Comentários:

Lucyara disse...

Meu lindo...
Parece nossas longas e longas conversas no seu consultório, eu vc e Gladson, tentando chegar no melhor caminho: cirurgia, bloqueios, tratamento de fertilização...Vc ao final discernindo sobre tudo que já leu( e olha que esse homeme estuda esse assunto em...)e decidindo o que fazer conosco (e a minha endometriose)...e como sempre a decisão mais acertada. Nós confiando muuuuito como sempre.E agora estou esperando minha 2ª bebezinha graças a sua divina sapiência. Enfim...vou dizer o q digo a minhas amigas tem endometriose leve, grave...procura o Evangelista! Ele saberá a solução...( não é á toa que fiz 3 cirurgias com ele até chegar onde estou) Amoooo! Bjos.

Anônimo disse...

Amigo, ter endometriose é o mesmo sentimento que dormir com o seu próprio inimigo. Você não sabe nada sobre ele, como apareceu, por que ele faz você sentir uma dor terrível e, sobretudo como vai fazer para livrar-se do “lazarento”. Além disso, quando você descobre que não pode gerar seu próprio filho, surge a tão famosa pergunta: Por que eu? Era assim que eu me sentia antes de você fazer a videolaparoscopia. Após isso não senti mais dor. Hoje, convivo muito bem com a doença e a dor psicológica foi superada com a chegada do meu amor incondicional, minha Gabriela. Beijos no coração. Luana Castro

Evangelista Torquato disse...

Moçinha, aparece, tu acha que é so engravidr e pronto é? Gosto de ver a barriga também , né! Mas falando sério agora, obrigado eternamente por suas lindas palavras. Elas verdadeiramente mantém em mim a vontade enorme de realizar o sonho de muitos que me procuram. Bjus em vcs todos. Fiquem com Deus!

Unknown disse...

Obrigada, querido amigo( assim que o considero) por ter tirado mais e mais das minhas dúvidas esta semana, fico anciosa esperando o assunto da próxima semana pois sempre vem de acordo com minhas inumeras dúvidas , obrigada sempre por sua dedicação,um grande beijo e eu to aqui firme e forte com a dieta ,pra depois nós tratarmos a bendita endometriose...saúde e paz que o resto a gente corre atráz.

Anônimo disse...

Recebi um e-mail informativo sobre este artigo, pois já estive no seu consultório...
Realmente em se tratando de Endometriose são muuuuuitas dores, chegam a ser alucinantes. Graças a Deus no meu caso fui mãe aos 18 anos, filho pra mim não é o problema. E sim a busca para por o fim em meu sofrimento.
Não tenho plano e procurei por você, porque me disseram que encontraria a solução, pois você era maravilhoso. E o que aconteceu foi que você me submeteu a uma Histeroscopia Diagnóstica (particular) onde sofri de muuuita dor durante o exame e após, acho que naquele dia cheguei a ver estrelinha.. e depois vim saber que esse mesmo exame é feito pelo S U S na Maternidade Escola, ou na Cesar Carls a paciente SEDADA sem sentir absolutamente nada.. Depois do exame relação sexual com meu esposo passou a ser um problema pois as dores não tinham fim. Engraçado neh? O mais engraçado foi a sua proposta de que seria bom eu ser mãe de novo... seria então o que inseminação? Ahhhh entendi sua especialidade é REPRODUÇÃO HUMANA!

Mamae do Miguel disse...

Dr. Evangelista, obrigada por estas postagens sobre endometriose, que me tiraram muuuuitas dúvidas e me tranquilizaram bastante, embora eu tenha começado a chorar qdo li :) . É muito importante que a endometriose ganhe mais espaço nas pesquisas médicas para que as consequências devastadoras desse mal possam ser diminuídas. Fico muito feliz que um profissional do seu porte esteja se envolvendo com o assunto.

Anônimo disse...

Dr. Evangelista... acabei de conhecê-lo... passeando pelo site efamilynet cheguei ao seu blog... e às sua postagens sobre endometriose... descobri ha pouco tempo a suspeita... tentando engravidar sem sucesso... tenho uma filha de 6 anos q veio naturalmente e p mim foi uma surpresa, pq não um tapa na cara saber da minha endometriose... acredito q suas postagens são as mais realistas em relação a endo e infertilidade q já encontrei nesses 3 meses de pesquisa diária sobre o assunto... muito esclarecedoras apesar da relação endo X infertilidade não ser um assunto esclarecido ainda... tb chorei ao ler... pois me vi mais próxima de um tratamento para engravidar... porém agora consciente de q esse pode ser o único caminho e de que tenho q me preparar p encarar essa realidade, se essa for a minha...
Obrigada!
Estarei acompanhando...
Ethiene

Anônimo disse...

Dr. Evangelista amei a matéria, me ajudou muito, fique com Deus!! bjsss

Evangelista Torquato disse...

Oi que bom que vc gostou do texto e melhor ainda saber q te ajudei sem importar saber nome, raça ou credo. Em breve estarei postando mais matérias sobre esta doença. Fique com Deus!!

Evangelista Torquato disse...

Realmente a relação endometriose e infertilidade não parece muito clara. Olha so, a endometriose tem vários estágios: mínima, leve, modereada e severa. Nas duas últimas a infertilidade a relaçao existe de forma clara, pois a endometriose distorce a arquitetura da pelva. Nas formas mais leves esta relação - endometriose e infertilidade - é mais tênue, vulnerável. Então, minha amiga Ethiene, mãos a obra, vamos buscar o irmãozinho da sua filha. qualquer dúvida não hesite em me teclar!

katiabaron@hotmail.com disse...

Oi, em 2008 tomei um anticoncepcional por conta era injetavel, no outro dia passoei a vomitar sangue, e de la pra ca, tenho isto com frequencia, e estes "vomitos" vem quase sempre com a menstruaçao, ja passei por muitos exames, hospitais, medicos, internamentos, e não acham nada, somente sangue no pulmão, ja comentei com os médicos sobre a endometriose e dizem que é uma doença muito rara, que não pode ser, e na semana passada, minha menstruaçao tava pra vir, começei com um quadro de diarreia, muita dor na barriga, achei que fosse virose, minha menstruaçao cortou toda, oque estava descendo e dias depois veio o sangue pela boca, Dr. não sei mais oque faço, pode ser endometriose???
Aguardo uma ajuda!!!!

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger