segunda-feira, 12 de abril de 2010

A obesidade pode afetar a sua fertilidade ?



Pensem em um assunto difícil de abordar. Tanto pela dificuldade em se falar sob a ótica do corpo, como também pela remota possibilidade das pessoas conseguirem perder peso. Apenas 5% dos pacientes obesos, conseguem emagrecer para um IMC abaixo de 28 e assim permanecer. Nos EUA é a doença crônica mais comum. Não sei se você sabe calcular seu IMC, mas é bem simples. Pegue seu peso e o divida pela sua altura ao quadrado. Entre 20 e 25 é o ideal, entre 26 e 30 consideramos sobrepeso e acima disso já classificamos como obesidade. Acima de 40 chamamos de obesidade mórbida. A proposta do blog desta semana é discutir os efeitos desta doença sobre a função reprodutiva.

Distúrbios no ciclo menstrual

Dados mostram que 30 a 50% das pacientes com sobrepeso têm distúrbios no ciclo menstrual. Crianças com excesso de peso têm maior chance de alterações no ciclo menstrual na vida adulta. A doença ovariana policística é a maior comum doença endócrina nas mulheres e uma das feições desta doença é a obesidade. Metade das pacientes com esta patologia são obesas e em muitas delas o excesso de insulina é a mola mestra da obesidade. Este conjunto deixa estas pacientes com susceptibilidade bastante aumentada para desenvolverem diabetes. Então estamos sem acordo! Tem que perder peso.

Infertilidade

Obesidade é claro não significa infertilidade. Muitas mulheres obesas engravidam naturalmente sem o auxílio de nenhuma técnica especial. Mas muitas mulheres com excesso de peso terão dificuldade para engravidar porque passam a não ovular regularmente e claro que com menos ovulação, menos gravidez. Mas para entender se a obesidade por si só aumenta as chances de infertilidade seria bom sabermos se uma mulher obesa que ovula todo mês tem a mesma chance de engravidar quando comparada com uma mulher magra que ovula também regularmente. Pois bem, estudos mostram que a fecundidade esta diminuída nestas pacientes, denunciado um efeito somente da própria obesidade. Em um estudo alemão foi mostrado que a fecundidade cai 4% para cada kg/m2 quando a paciente tem IMC acima de 29 kg/m2.

E quando você está acima do peso e faz uma fertilização “in vitro” você engravida menos?

Os resultados produzidos até aqui são um pouco conflitantes, mas globalmente eles sugerem que a obesidade tem efeitos negativos sobre as chances de gravidez. A obesidade estava associada com o uso de uma maior quantidade de medicamentos – que são caríssimos, com uma menor produção de óvulos e com uma freqüência maior de cancelamento do ciclo por uma resposta ovariana inadequada. A probabilidade de um sucesso na fertilização in vitro também parece estar diminuída.

E quanto a abortos e outras complicações no pré natal?

Vou ter que continuar dando más notícias. A obesidade aumenta as chances de você abortar, isto é consenso. Mas não paro por aqui. No pré natal são maiores as chances de se desenvolver diabetes na gestação, de sua pressão arterial aumentar (pré eclampsia) e do seu parto ser uma cesárea; principalmente se seu IMC estiver maior ou igual a 30. Além disso: são maiores as chances de óbito fetal intra uterino e mesmo morte neonatal pós nascimento. E pasmem: o risco de defeitos ao nascimento esta aumentado se seu IMC esta na faixa de obesidade. Dentre estes defeitos os mais comuns são defeitos cardíacos e os neurológicos.

E os homens são ou não afetados ?

A resposta a esta pergunta ainda esta sendo construída, mas uma evidência cada vez mais forte esta associando a obesidade masculina com uma incidência aumentada de espermatozóides com menor motilidade e uma diminuição na sua concentração. Homens obesos têm uma menor quantidade de testosterona, pois parte deste importante hormônio é transformado em estrógeno – o hormônio feminino – exatamente dentro da célula gordurosa. Além deste efeito hormonal, o excesso de gordura envolvendo mais os testículos podem aumentar a temperatura localmente e este aumento na temperatura pode ser ruim para a formação do espermatozóide.

Resumindo...
Obesidade está associada com distúrbios menstruais, fecundidade diminuída e maior chance de aborto.
Obesidade aumenta o risco de complicações obstétricas e neonatais.
Obesidade possivelmente diminui a fertilidade masculina
Reflitam sobre isso e tentem tomar uma decisão antes de engravidar. Mas sei que não é fácil. Fiquem com Deus... sempre! Tenham todos uma excelente semana. Desculpem a ausência, mas trabalhei demais estes últimos dias. Em duas semanas fui ao Panamá, Portugal, São Paulo e Teresina. Por isto me ausentei um pouco. Até a próxima semana.
RSS/Feed: Receba automaticamente todas os artigos deste blog.
Clique aqui para assinar nosso feed. O serviço é totalmente gratuito.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Dr, Parabéns pela matéria. A vontade de ter filhos é um motivo fundamental para a determinação e a disciplina necessárias na hora de comer bem. Grande abraço, Melissa Montenegro.

Anônimo disse...

Que legal essa matéria. Gosto muito desse assunto. Acho que descobrir a(s) causa(s) da infertilidade não é uma tarefa muito fácil, por isso que assuntos como esse, ajudam a entender o motivo pelo qual a gravidez não ocorre. A obesidade é uma doença difícil de conduzir. Não é somente prescrever uma dieta bem elaborada, seguir um cardápio balanceado, ter atividade física de rotina e pronto! Permitir-se emagrecer e muito mais do que isso. É estar de bem com a vida, com o trabalho, com a família, com as pessoas, com Deus e com o mundo. Assim, existem fatores ambientais, psíquicos e sociais que afetam cada indivíduo. E como você colocou muito bem, impactam diretamente na nossa fertilidade. Eita tarefa difícil... Acredito que a sua preocupação revela o verdadeiro papel do especialista em reprodução humana que além de investigar minuciosamente a causa da infertilidade, ajudar os pacientes a se descobrirem, a mudarem hábitos de vida e assim serem mais felizes. E nesse aspecto, você nos orientou, nos ajudou e somos gratos para sempre. De Coração : Valeu!!!!!!! Dos amigos Riva & Luana.

Evangelista Torquato disse...

Olha ai a Luana e o Riva, bom demais escutar vcs e ainda mais com palavras tão belas. Vcs moram no meu coração...eternamente!
Bjus em todos vcs!

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários! Você pode entrar em contato comigo também através do e-mail clinicaevangelistatorquato@gmail.com. Informe seu endereço de e-mail para que eu possa respondê-lo.

Visitantes

Arquivo do blog

Endereço

Av.Senador VirgílioTávora, 2225
Aldeota, Fortaleza - Ceará
Telefone: +55 (85) 3031 6060
Oi: +55 (85) 8646.4080



Clique aqui e saiba como chegar

  ©Blog do Dr. Evangelista Torquato | Todos os direitos reservados | Template exclusivo Dicas Blogger